Qual rede social é a melhor para o seu negócio?

social media business link37

Não há dúvida que todas as empresas deviam entrar no mundo das redes sociais. Hoje em dia, é cada vez mais crucial estar presente nas diversas plataformas para aumentar a visibilidade e se manter relevante dentro do seu público-alvo. Essas plataformas são onde as pessoas partilham informações, criam relações interpessoais e participam em conversas importantes. Para as empresas, as redes são outras formas de aumentar a visibilidade da marca, participar dessas conversas e melhorar o serviço prestado ao cliente.

A presença nas redes sociais é uma das atividades mais populares online, estima-se que o número de usuários chega a 3.6 bilhões em 2020. As principais redes sociais são o Facebook, o Twitter, o Instagram, o LinkedIn e o Pinterest. Portanto, estaria a perder grandes oportunidades de exposição da marca se não se juntar à trend das redes sociais. Se ainda tiver dúvidas dos benefícios das redes sociais para o seu negócio, visite o nosso artigo onde listámos os sete grandes benefícios das redes sociais.

Nos últimos anos muitas redes sociais foram introduzidas ao mercado, o que torna a escolha mais difícil. Existem diferentes plataformas para diferentes objetivos e audiências. Enquanto que, sim, é possível estar presente em todas, não é o recomendado. Terá de se focar nas plataformas que tragam o público-alvo certo para o seu negócio e, ao mesmo tempo, que cumpra os seus objetivos de marketing.

Antes de escolher a plataforma, terá de considerar três pontos importantes. Iremos agora focar nos pontos que são importantes para ajudá-lo a decidir qual a melhor plataforma para o seu negócio.

social media objectives link37
social media objectives link37

    1. Quais são os seus objetivos de marketing?

É difícil decidir com qual plataforma seguir sem primeiro ter os objetivos de marketing definidos. Cada plataforma traz características próprias e a sua eficiência para trazer resultados difere. Além disso, é fundamental definir os seus objetivos com antecedência, para poder medir os resultados e o sucesso das suas campanhas. Vamos falar sobre os 5 objetivos de marketing de redes sociais mais comuns:

  • Aumentar a visibilidade da marca: um dos principais motivos pelos quais os profissionais de marketing utilizam as redes são para chamar a atenção do consumidor e expor a sua empresa a novas pessoas. Com 3,6 bilhões de usuários ativos em todo o mundo gastando em média 144 minutos por dia, terá uma grande chance de alcançar potenciais clientes e fazer com que a sua mensagem seja entregue.
  • Aumentar o engagement com o seu público: para melhorar a perceção da marca, a lealdade e a recomendação boca a boca (word of mouth), deverá se concentrar em aumentar o engagement ou engajamento da marca com o seu público. Além disso, os algoritmos das plataformas dão prioridade a publicações com maior perspectiva de engajamento.
  • Direcionar o tráfego para o seu site: Um passo adiante é direcionar essas exposições aos visitantes do seu site ou blog, que então podem se tornar os seus clientes. Os profissionais de marketing usam as redes para distribuir o seu conteúdo e direcionar o tráfego para os seus sites.
  • Geração de leads: Empresas com um longo processo de vendas, normalmente utilizam técnicas de geração de leads, como um formulário para obter endereços de e-mail, como principal objetivo de marketing. Dessa forma, eles reúnem novos potenciais clientes.
  • Conversão: poderá usar as plataformas para transformar o seu público diretamente em clientes pagantes. Uma estratégia popular é o uso de publicidade dentro das redes para aumentar as vendas.

    2. Como saber que canais usam o seu público-alvo?

A principal estratégia de marketing de redes sociais é a escolha do canal para alcançar o seu público-alvo e manter a relação atual com os clientes. Portanto, usar uma plataforma onde o seu público-alvo não está presente não seria eficiente.

Antes de tentar perceber quais as plataformas que lhe dará mais probabilidade de atingir o seu público-alvo, a primeira coisa a fazer é esclarecer quem são essas pessoas. Crie buyer personas para os seus clientes e obtenha informações sobre a sua idade, sexo, rendimento, etc.

Com essa informação, poderá alinhar esses insights com os dados demográficos das redes sociais e ver qual rede se encaixa melhor. Esse tipo de informação sobre as redes sociais poderá encontrar em sites como o Pew Research Center for Internet and Technology. Esta é uma plataforma que executa pesquisas contínuas sobre dados demográficos de diferentes plataformas, e são uma grande ajuda quando estiver a determinar onde o seu público tem mais probabilidade de passar tempo online. Depois de definir as suas personas, se quiser saber o seu tamanho presente nas redes sociais, algumas plataformas como o Facebook lhe darão uma estimativa de quantas pessoas poderá alcançar.

social media for business link37

    3. Que tipo de conteúdo deverá criar?

O próximo ponto que deve considerar é o tipo de conteúdo que irá criar. Diferentes plataformas funcionam melhor com diferentes tipos de conteúdo. Enquanto que o Instagram é uma ótima fonte para compartilhar fotos, o YouTube é a plataforma de vídeo número um para compartilhar tutoriais e formatos mais longos de conteúdo de vídeo.

Além do conteúdo de vídeo e imagem , há uma infinidade de outros tipos de conteúdo que poderá criar para envolver o seu público-alvo, por exemplo: publicações de blog, podcasts, UGC ou user-generated content (conteúdo gerado pelos seguidores), webinars, e-books, etc.

Antes de mergulhar na criação de conteúdo, deve decidir o que melhor se adapta ao seu tipo de negócio e a mais provável de interessar ao seu público-alvo. Se quiser saber mais sobre a importância do marketing de conteúdo, leia o nosso artigo “O que é marketing de conteúdo? 7 benefícios. ”.

    E finalmente, qual plataforma é a melhor para o seu negócio?

Agora que definiu o seu objetivo de marketing, percebe qual é a plataforma para o seu público-alvo e o conteúdo que deverá criar, pode identificar qual a plataforma que reúne os três pontos. A junção destes três pontos trará e perspetiva qual a melhor plataforma para a sua marca. Apresentamos os vários tipos de redes sociais e a principal característica dos seus utilizadores.

Facebook:

Provavelmente já estava à espera que a plataforma de Mark Zuckerberg conquistasse o primeiro lugar. Com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês, o Facebook é a maior rede social. O Facebook conta com uma grande plataforma de publicidade que pode ser personalizada para atingir públicos muito específicos. Quer o seu objetivo de negócio seja o reconhecimento da marca, aumentar o engagement, aumentar o tráfego do site, geração de leads ou conversão, o Facebook é o lugar certo para atingir os seus objetivos, quando usado corretamente.

Lembre-se de que é aqui que os usuários desejam obter uma perspetiva diferente do negócio, além do site, esta é mais uma apresentação “dos bastidores” da marca. Isto ajuda a ganhar credibilidade e mostra que se preocupa e que quer se conectar com o seu cliente. Portanto, use conteúdo que represente melhor o seu negócio, considerando o tom de voz, formatos e visuais. Entre os tipos de conteúdo: fotos, concursos, perguntas e vídeos funcionam excecionalmente bem no Facebook.

Twitter:

Com 330 milhões de usuários por mês, o Twitter é a segunda plataforma mais popular do mundo. É utilizada, principalmente, por usuários entre os 35-65 anos, publicam e interagem com mensagens curtas que são conhecidas como “tweets”. Em comparação com as outras redes, o Twitter foi criado para compartilhar notícias de última hora, artigos, citações e informações sobre tecnologia, notícias, desporto, marketing, jornalismo entre outras.

No entanto, cada mensagem é limitada a 280 caracteres, o que significa que terá de ser interessante, informativo e factual num único tweet. Se fizer um bom trabalho, os usuários farão “retweet” da sua mensagem. Esse “retweet” poderá chegar a mais pessoas, o que torna esta plataforma muito importante para aumentar a visibilidade da marca.

social media platform link37
social media platform link37

Instagram:

O Instagram é uma plataforma puramente visual. Nesta rede social deverá apostar em publicações incluam fotos e vídeos. Com uma base de usuários mensal ativa de mais de 1 bilhão, a maioria com menos de 40 anos, o Instagram não pode ser ignorado. Principalmente porque traz grandes perspetivas de aumento de visibilidade, engagement e conversão.

O Instagram tem todos os mesmos benefícios pagos do Facebook, mas o Instagram também tem o seu próprio conjunto de benefícios orgânicos. Isso torna a plataforma uma ótima opção para negócios com e sem orçamento publicitário.

O tipo de conteúdo que funciona melhor no Instagram são belas fotografias, designs gráficos impressionantes e designs exclusivos com uma pequena quantidade de texto. Um tema coeso para o seu conteúdo ajudará a sua marca a se destacar no Instagram. Além disso, também se integra com as suas contas do Facebook e Twitter, o que permite compartilhar o mesmo conteúdo em várias plataformas.

LinkedIn

O LinkedIn é a plataforma de eleição para recrutamento e marketing B2B. A plataforma permite que entre em contacto e compartilhe conteúdo com outros profissionais, incluindo colegas, potenciais empregadores e parceiros de negócios. Prestando atenção no perfil do público publicitário, os 25-34 anos são o grupo demográfico predominante, representando 60% do total dos usuários da plataforma.

Com conteúdo editorial, poderá mostrar experiência na sua área e construir autoridade para a sua marca. Com a oportunidade de publicidade por mensagem direta, o LinkedIn revela ser uma ótima plataforma para geração de leads.

Pinterest

Quando pensa no Pinterest, provavelmente a primeira coisa que vem à mente são as imagens inspiracionais e muitas publicações DIY (Faça você próprio). É a rede social perfeita para encontrar ideias como receitas, estilos de casa, inspiração de moda, inspiração de decoração de eventos e muito mais. Quando encontrar os “Pins” que gosta, irá os guardar em quadros, assim poderá manter as suas ideias organizadas e fáceis de encontrar.

Existem 360 milhões de pessoas que utilizam o Pinterest todos os meses e 40% destas pessoas encontram-se entre os 25 e 35 anos. Os usuários do Pinterest, na sua maioria, não se importam com os anúncios publicitários e 83% dos usuários fazem compras com base no conteúdo da marca. Logo, é a opção perfeita para aumentar a sua conversão online.

 

As redes sociais são ótimas ferramentas para qualquer empresa aumentar a sua presença online e o envolvimento com os clientes. Estas plataformas fornecem informações importantes que poderão ajudar a sua marca a alcançar um grupo diversificado de pessoas em todo o mundo e perceber como interagir com elas.

A equipa do Link37 o ajudará a descobrir a melhor estratégia de marketing digital direcionado para as redes sociais que mais se enquadra com o seu negócio, tipo de conteúdo e público-alvo. Contacte-nos para saber mais!

 

Follow us on Social Media

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *