Publicidade Paga Por Click (PPC)

Publicidade Paga Por Click (PPC) Search Engine Advertising

Publicidade Paga Por Click, Pay Per Click, PPC, SEA, Search Engine Advertising, diferentes formas para o mesmo conceito. Mas afinal o que é?

A publicidade PPC é um modelo de publicidade online que permite colocar anúncios nas páginas de resultados dos motores de busca (SERPs – Search Engine Results Pages), nas redes sociais e noutros sites. Com o PPC, os anunciantes dão lances em palavras-chave (que vão a leilão) e pagam apenas quando um usuário clica no seu anúncio. Quando os utilizadores clicam no anúncio PPC, são direcionados para uma página de destino (landing page) do site.

Ou seja, PPC é um modelo de publicidade online no qual os anunciantes pagam cada vez que um usuário clica num dos seus anúncios online.

Existem diferentes tipos de anúncios PPC, mas um dos mais comuns é o anúncio de pesquisa paga (paid search). Estes anúncios aparecem quando as pessoas pesquisam coisas online usando um motor de busca como o Google – especialmente quando fazem pesquisas comerciais, o que significa que estão à procura de algo para comprar. Pode ser qualquer coisa, uma pesquisa no telemóvel ou desktop, uma pesquisa de um produto a um serviço local – alguém à procura de “sushi perto de mim” ou à procura de um cabeleireiro, ou um canalizador na área, ou ainda alguém que precise de comprar um presente – “flores para o dia da mãe “. Todas estas pesquisas acionam anúncios pay-per-click.

Na publicidade paga por clique, as empresas que veiculam anúncios são apenas cobradas quando um utilizador clica no seu anúncio, daí o nome “pagamento por clique”.

Existem outras formas de publicidade PPC como os Display Ads (normalmente, veiculação de banners) e Remarketing.

O marketing pay-per-click é bom para todos os intervenientes:

É bom para quem pesquisa – está provado que as pessoas clicam em anúncios de pesquisa pagos (search ads) com mais frequência do que qualquer outra forma de publicidade digital. As pessoas não se importam de ser incomodadas com anúncios, desde que os produtos e serviços respondam às suas necessidades. Uma vez que usamos motores de busca quando procuramos produtos e serviços, os resultados, incluindo os anúncios, são geralmente altamente relevantes para o que procuramos. Além disso, o Google desenvolveu uma fórmula excelente para garantir que os anúncios PPC respondem verdadeiramente às necessidades de quem procura.

É bom para os anunciantes – os anunciantes têm acesso a um método único de apresentar a sua mensagem a um público que procura de forma ativa e especificamente o seu produto. Como os potenciais consumidores revelam as suas intenções ao escreverem as suas queries (palavras que escrevem ao pesquisar), os anunciantes podem medir a qualidade do tráfego que resulta dos cliques dos motores de busca.

É bom para os motores de busca – o PPC permite que os motores de busca satisfaçam o utilizador e os anunciantes simultaneamente. Os motores de busca desejam fornecer resultados relevantes, em primeiro lugar, aos seus utilizadores. Mas ao mesmo tempo oferecem um canal de publicidade altamente direcionado e que gera receita aos anunciantes.

O PPC pode ter um impacto importante – e positivo – na maioria das empresas e marcas. Se ainda não está a fazer PPC, provavelmente está a perder tráfego valioso assim como receita.

ppc publicidade link37
ppc publicidade link37

Quais são as vantagens do PPC?

    1. Rapidez

Com o marketing de PPC, consegue começar a trabalhar num piscar de olhos.

Pode configurar o PPC rapidamente assim que tiver todos os outros detalhes definidos (como o texto do anúncio e a página de destino). Não precisa assinar um contrato ou negociar exaustivamente os preços – basta configurá-lo e pronto.

Logo após o lançamento da sua campanha começará a ver os benefícios da publicidade PPC!

Muitas vezes, isso é um grande contraste com o início dos esforços de SEO, que geralmente levam muito tempo e atenção para obter o mesmo tipo de posicionamento e tráfego que o Google Ads oferece minutos após o lançamento.

Quando comparado a outros canais, como e-mail e redes sociais orgânicas, existe a vantagem de segmentar pessoas fora daquelas que já conhecem a sua marca, não ficando limitado aos seus seguidores ou listas de clientes existentes.

O PPC permite que você lance rapidamente uma ampla rede para encontrar novos clientes potenciais e clientes atuais.

Além disso, a maior parte do trabalho é feita dentro da plataforma de publicidade PPC – da pesquisa à construção da campanha e à redação de anúncios. Pode começar a trabalhar rapidamente com o mínimo de envolvimento das suas equipas de desenvolvimento, no entanto, precisa sempre de configurar o rastreamento de conversão e quais as páginas de destino pretendidas.

     2. PPC é Mensurável e Rastreável

Tudo sobre o PPC é mensurável, desde o valor que você está a pagar até ao número de acessos que o seu site recebe. Isso torna-o numa ferramenta útil para testar diferentes campanhas (Testes A/B), estratégias ou landing pages, permitindo que avalie quais são as mais responsivas e a melhor opção para o seu negócio. O PPC não é apenas uma forma de direcionar o tráfego para o seu site, mas uma forma de entender exatamente o que os seus clientes estão à procura.

Este é mesmo um enorme benefício da publicidade PPC! Ser fácil de medir e monitorizar. Só tem de usar a ferramenta Google Ads em combinação com o Google Analytics.

Assim, conseguirá ver detalhes de desempenho de alto nível, incluindo impressões, cliques e conversões (com base nos objetivos de negócios definidos).

Não há mistérios em PPC. As estatísticas estão prontamente disponíveis e mostram o desempenho das suas campanhas e que tipo de tráfego e resultados estão a gerar.

    3. Custos – Apenas Paga Quando Alguém Clica no Seu Anúncio

Em muitos tipos de publicidade, pagamos sempre a mesma quantia independentemente de quantas pessoas viram ou o contactaram por terem visto o anúncio.

Em PPC apenas pagamos por cada click. Isto significa que só pagamos quando alguém interage com o nosso anúncio, oferecendo uma hipótese de converter.

Acresce ainda que, no marketing de PPC, o Google (e outras redes de anúncios) não recompensa apenas quem licita mais alto por determinado espaço de anúncio, como recompensa os anúncios de qualidade superior (ou seja, os anúncios que são mais populares entre os utilizadores). Essencialmente, o Google recompensa o bom desempenho. Quanto melhores forem os seus anúncios, maiores serão as suas taxas de cliques e menores serão os seus custos.

Ao iniciar-se na publicidade PPC, só precisa fazer um pequeno investimento. Numa campanha pay-per-click não pode haver cobrança até que alguém clique no seu anúncio. Assim pode decidir quanto vai pagar por cada campanha, embora quanto mais investir, maiores serão os seus resultados potenciais.

     4. Não Fica tão Dependente do SEO

Se o seu site não tiver uma boa classificação nos motores de busca, pode sempre promover a sua empresa através do PPC.

Com o PPC, pode obter uma vantagem sobre a concorrência, mesmo que tenha acabado de lançar o seu site! Este é um dos benefícios mais importantes do PPC e pode ser muito útil para as startups, pois permite que pequenas empresas concorram por novos clientes com empresas que já existem há décadas.

Se ainda não é muito experiente em SEO, o pay-per-click é perfeito para si. Embora o SEO seja essencial para o sucesso da sua marca a longo prazo, este método permite-lhe fazer campanhas lucrativas de curto prazo à distância de um click. Da mesma forma, se o seu site não foi projetado para SEO, ainda tem a oportunidade de gerar tráfego através do PPC e não terá de se preocupar em cumprir os critérios de conteúdo complexos do Google.

     5. Opções Avançadas de Segmentação

Alcançar o público certo pode ser difícil, mas o PPC permite chegar a grupos muito específicos. Pode escolher quando os seus anúncios serão exibidos, permitindo segmentar o seu mercado e garantir que apenas as pessoas interessadas no seu negócio serão alcançadas. E ser exigente claramente compensa, os visitantes do PPC têm 50% mais probabilidade de comprar algo do que os visitantes orgânicos.

Ou seja, pode direcionar os seus anúncios diretamente às pessoas com maior probabilidade de se tornarem clientes.

Ao conduzir uma pesquisa de palavras-chave, pode determinar quais as palavras-chave que os potenciais clientes estão pesquisando ao procurar informações sobre o seu setor, produtos ou serviços. Logo de seguida, pode investir nessas palavras-chave de forma a exibir o seu anúncio para esses potenciais clientes.

Também é possível segmentar os seus anúncios por utilizadores com base em dados demográficos, interesses, atividade online e muito mais. Usando uma tática chamada remarketing, pode até veicular anúncios para pessoas que visitaram o seu site recentemente, mas não realizaram nenhuma compra.

Conclusão

A publicidade PPC já provou ser um canal de confiança e lucrativo para B2B, B2C, organizações sem fins lucrativos e outras empresas que procuram tráfego e conversões rápidas e de qualidade.

Considerando todos os benefícios que o PPC oferece, há pouco risco em testar!

Na Link37, temos uma equipa especializada em PPC Advertising que o pode ajudar. Qualquer um pode fazer PPC, mas poucos o fazem bem. Na Link37 temos a experiência e o conhecimento. Fale connosco!

Follow us on Social Media

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *