Otimização para motores de pesquisa (SEO)

SEO - Search Engine Optimization - Optimização para motores de busca - Link37 Agencia de Marketing Digital

SEO é uma tática de marketing obrigatória para quem quer que o seu site seja encontrado em motores de busca como o Google.

SEO significa “Search Engine Optimization – Otimização do Motor de Busca”. Em termos simples, significa o processo de melhorar o seu site para aumentar a sua visibilidade em pesquisas relevantes. Quanto melhor for a sua visibilidade nos resultados de pesquisa, maior será a probabilidade de chamar a atenção e atrair clientes, existentes e potenciais, para a sua empresa.

Motores de busca como o Google e Bing usam bots para rastrear páginas na web, indo de um site para outro, coletando informações sobre essas páginas e colocando-as num índice. Em seguida, os algoritmos analisam o índice, para determinar a ordem em que as páginas devem aparecer nos resultados da pesquisa de uma determinada consulta.

Os algoritmos de pesquisa são desenhados para exibir páginas relevantes e com maior autoridade em determinado tópico de forma a satisfazer plenamente quem faz a busca. Otimizar o seu site e conteúdo tendo em conta estes fatores, pode ajudar as suas páginas a ter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa.

Ao contrário dos anúncios de pesquisa paga, não é possível pagar aos motores de busca para obter melhores rankings nas pesquisas orgânicas.

Apesar do SEO exigir bastante tempo e esforço, é algo que compensa exponencialmente ao longo do tempo. Pode ver aqui alguns dos benefícios de usar esta estratégia:

    1. SEO é a Maior Fonte de Tráfego do Site

SEO é uma das melhores táticas de inbound marketing. Quando os utilizadores procuram algo relacionado com o seu negócio ou categoria, sabem o que querem e estão à procura ativamente de informações, são potenciais leads. O SEO ajuda a segmentar grupos específicos e a trazer tráfego de qualidade para o seu site, sem ser intrusivo ou irritante como anúncios de TV ou telemarketing, por exemplo. O SEO é muito centrado no cliente e pode ajudá-lo a atingir uma secção específica de pessoas online.

O Google é o motor de busca mais popular do mundo, lidando com aproximadamente 63 000 pesquisas por segundo todos os dias! Isto significa que qualquer pessoa com um desktop ou smartphone e uma ligação à Internet visita o site para encontrar respostas às suas consultas de pesquisa pelo menos uma vez por dia.

O primeiro resultado de pesquisa orgânica num SERP (página de resultados de motores de busca) do Google recebe 32% dos cliques, enquanto que os três principais resultados de pesquisa orgânica obtêm 75% de todo o tráfego. Com o SEO, pode alcançar aqueles que estão à procura do que está a oferecer de maneira eficiente. Vários estudos ​descobriram que o SEO é responsável por trazer 53% do tráfego do site.

search engine optimization seo link37 experiência do utilizador
search engine optimization seo link37 experiência do utilizador

    2. SEO Melhora a Experiência do Utilizador (UX) no Site

Toda a gente quer ótimas posições nos rankings orgânicos e máxima visibilidade. Mas poucos percebem que uma ótima experiência do utilizador (User Experience – UX) é fundamental para lá chegar.

O Google já aprendeu como interpretar uma experiência de utilizador, favorável ou desfavorável, e uma experiência de utilizador positiva tornou-se um elemento incontornável para o sucesso de um site. Os clientes sabem o que querem e se não conseguirem encontrar, é porque há um problema. E o desempenho é prejudicado.

Um exemplo claro de construção de uma experiência de utilizador forte é como o Google se tornou cada vez mais num mecanismo de resposta, oferecendo aos utilizadores a informação desejada diretamente nas SERPs.

A intenção é oferecer aos utilizadores as informações que procuram em menos cliques, de forma rápida e fácil. O SEO de qualidade incorpora uma experiência positiva do utilizador, aproveitando-a para trabalhar a favor da marca.

O Google está constantemente a monitorizar o comportamento do utilizador, incluindo o tempo gasto numa página ou site, a taxa de rejeição (bounce rate), etc. para decidir se eles tiveram uma boa experiência ao visitar um site. Este é um dos fatores que o Google tem em conta para os seus rankings e dos mais importantes em SEO, que não pode ser ignorado. Mesmo que consiga ser colocado no topo dos resultados de pesquisa por um breve período, mas depois não consegue impressionar os utilizadores que chegam ao seu site, o seu ranking de pesquisa vai sofrer com o tempo e deixa de aparecer numa posição de destaque.

    3. SEO Não Tem Anúncios Pagos

Os baixos custos são um dos maiores benefícios do SEO. Existem 2 formas de marketing online: paga (SEA) e não paga (SEO). Embora a maioria dos profissionais de marketing digital aposte fortemente ou recomende fortemente uma forma de marketing online em vez de outra, acreditamos que uma boa combinação dos métodos de marketing pagos e não pagos (SEO e SEA) é a chave para o sucesso. Embora o marketing pago seja responsável por cerca de 15% do tráfego de um site, nem sempre é o melhor curso de ação para pequenas empresas que estão apenas a começar e têm restrições de orçamento que tornam difícil assumir os custos dos anúncios. Pelo contrário, o SEO precisa apenas de um investimento único em recursos humanos e pode produzir resultados de longo prazo.

search engine optimization seo link37 aumenta a notoriedade da marca

    4. SEO Aumenta a Notoriedade da Marca

A otimização dos motores de busca (SEO) garante que o seu produto seja facilmente encontrado por sites de motores de busca (Google, Bing, Yahoo…) através de pesquisas regulares e orgânicas. Assim que conseguir permanecer no topo do ranking, os utilizadores de Internet irão vê-lo mais.

Isso leva a uma maior probabilidade para o seu link ser clicado, o que conduz os utilizadores ao seu site. Um dos benefícios do SEO para a sua empresa é alavancar ainda mais a notoriedade da sua marca.

Quanto mais SERPs relevantes o seu negócio aparecer no topo da página, mais atenção poderá atrair, aumentando assim a notoriedade sobre a sua marca e os seus produtos ou serviços. O SEO ajuda-o a criar um buzz on-line contínuo em torno da sua marca, o que, por sua vez, ajuda a promover a recordação da marca (brand recall). Com o SEO, pode sobressair dando uma voz forte à sua marca e isso ajuda-o a conectar-se com o seu público-alvo.

    5. SEO Gera Confiança e Credibilidade

O ranking em primeiro, segundo ou terceiro lugar pode dar a ideia aos seus clientes de que a sua marca é uma das principais do mercado, mostrando que é popular e que muitos utilizadores também já o pesquisaram.

Por outro lado, se a sua marca aparecer na parte inferior dos resultados dos motores de busca, os clientes podem pensar que a sua marca ainda não é muito conhecida ou mesmo nova no mercado.

Estar no topo dos resultados de pesquisa do Google significa que o motor de busca o considera uma fonte relevante, útil e genuína de informações e prefere-o a outros sites. O SEO ajuda a estabelecer a autoridade do seu site através de várias práticas, como obter backlinks de outros sites confiáveis ​​da sua área, otimizar o conteúdo da página, identificar erros de rastreamento e links quebrados, melhorar a experiência do utilizador do seu site, etc.

Levar um utilizador do Google ao seu site é uma coisa, mas fazer com que eles fiquem ou voltem sempre é outra bem diferente. O SEO ajuda a atingir todos esses objetivos, ao mesmo tempo que faz maravilhas para a credibilidade e confiança da sua marca. Mas, nada disto acontece da noite para o dia e exigirá um esforço contínuo.

    6. O SEO Fornece Ótimos Insights

Conseguimos obter valiosos insights através do SEO – coisas como as épocas do ano, mês ou dia em que os clientes são mais ativos, as regiões de onde vem a maior parte do tráfego, a linguagem que usam ao pesquisar informações on-line, etc. Embora possa usar o Google Keyword Planner, ou outras ferramentas semelhantes, para conhecer as palavras-chave que são mais relevantes para o seu negócio, o Google Analytics vai-lhe dizer muito sobre o comportamento de navegação do utilizador, os seus interesses, etc. Isto não só o ajudará a planear a sua estratégia de SEO, mas também a corrigir a mão, caso identifique novas tendências no comportamento do utilizador.

Conclusão

Existem inúmeras formas de melhorar a notoriedade e brand equity de uma marca. O mundo digital forneceu-nos uma infinidade de opções a serem exploradas com o objetivo de atingir os objetivos de negócio.

A otimização dos motores de busca (SEO) é uma das estratégias que o ajudarão a ter sucesso e a combater a concorrência. SEO refere-se à capacidade de um site de obter visitas quantitativas e qualitativas através de resultados orgânicos dos motores de busca. Assuma o desafio e use o SEO a seu favor!

A otimização dos motores de busca é constante, o que exige um esforço contínuo de otimização dos nossos conteúdos. O próprio Google recorre a constantes aperfeiçoamentos do seu algoritmo, o que significa que os seus critérios de posicionamento no ranking também se vão alterando.

A Link37 é especialista em SEO e está sempre em aprendizagem contínua das novas alterações do mundo digital. Ajudamos as empresas a alavancar os seus negócios. SEO é fundamental para qualquer tipo de negócio, mas também é algo que demora tempo e exige um esforço contínuo.

Não tem tempo e precisa de se dedicar a outras áreas do seu negócio? Nós ajudamos!

Follow us on Social Media

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *