O que é o Google Ads e como funciona?

Hoje em dia todos usam motores de busca online, quer seja para procurar um produto ou para procurar respostas sobre determinado assunto.

Esta é uma grande oportunidade, para qualquer tipo de negócio, para chegar a possíveis clientes entregando-lhes o produto que procuram ou fornecendo-lhes a resposta certa às suas perguntas.

Mas como a maioria dos mercados são altamente competitivos e os seus concorrentes podem já ter uma boa presença online, não é fácil ganhar imediatamente visibilidade nos resultados de pesquisa.

Os motores de busca oferecem às empresas a possibilidade de os seus anúncios aparecerem no topo da página de resultados de pesquisa pagando de acordo com o modelo pay-per-click (PPC). Esta é uma grande oportunidade para as empresas aumentarem a sua presença online e para ganharem imediatamente mais visibilidade nos motores de busca.

Existem vários motores de busca, que estão a oferecer plataformas de publicidade. Dependendo do seu público-alvo e do país em que está aoperar, certos motores de busca podem adequar-se melhor ao seu negócio.

Uma vez que o Google é o líder de mercado, neste artigo vamos focar-nos no Google e na sua plataforma Google Ads.  Leia mais no nosso artigo “Quota de pesquisas em motores de busca por país“.

Tabela de conteúdo:

  1. O que é o Google Ads?
  2. Como funcionam os Anúncios do Google? 
  3. Quanto custa o Google Ads?
  4. Como funciona o leilão do Google Ads?

    1. O que é o Google Ads?

O Google Ads, originalmente chamado Google AdWords, é uma plataforma de publicidade pay-per-click (PPC) oferecida pela Google.

A ideia básica é encontrar os seus possíveis e clientes recorrentes online sempre que estes estão à procura de um produto ou serviço. Isto permite-lhe capturá-los quando estão no funil de pesquisa e compra. 

Assim, quando os utilizadores fazem uma pesquisa no Google digitando uma palavra-chave (keyword), obtêm os resultados da sua pesquisa numa página de resultados do motor de busca (SERP). É aqui que pode ocorrer a possibilidade de mostrar os seus produtos ou serviços a quem fez a pesquisa, direcionando essas palavras-chave e colocando o seu anúncio pago na secção SERP. 

Por exemplo, se um utilizador estiver à procura de um ginásio em Lisboa, receberá a seguinte página de resultados:

Pode ver que o resultado da pesquisa está dividido em duas secções: os resultados de pesquisa pagos e os resultados de pesquisa orgânico. Enquanto estes parecem similares, os anúncios de pesquisa pagos têm a bold/negrito “anúncio” no topo do post.

Dependendo do seu ranking de anúncios, o seu anúncio pode não aparecer no topo da página, como é o caso aqui. Há muitos outros concorrentes a licitar para as mesmas palavras-chave. 

Mas como é que o Google decide quem irá aparecer em primeiro lugar? Vamos aprofundar o funcionamento do Google Ads e o que deve ter em conta para melhorar o desempenho geral.

    2. Como funcionam os Anúncios do Google

Depois de criar uma conta no Google Ads, pode começar a criar campanhas e a licitar certas palavras-chave.

O Google Ads, como mencionado anteriormente, utiliza um modelo pay-per-click (PPC). Os marketers criam os seus anúncios com palavras-chave que gostariam de ter como alvo. Para cada palavra-chave o Google permites-lhe definir uma oferta máxima, o máximo que você está disposto a pagar por um anúncio. A quantidade certa da sua oferta máxima depende de vários fatores:

  • concorrentes,
  • relevância de anúncios,
  • experiência da página “final”/landing page
  • taxa de clique/click-through-rate (CTR) esperada.

Os últimos três, relevância de anúncio, experiência da página “final” e CTR permitem chegar à pontuação de qualidade/quality score. O Google determina esta pontuação, considerando a relevância do seu anúncio para a consulta de pesquisa do cliente bem como se a sua página “final” está bem feita. Estes fatores são considerados pelo Google, para proporcionar uma boa experiência ao cliente após a realização da sua pesquisa.

google ads searches link37

    3. Quanto custa o Google Ads?

Os marketers podem definir um orçamento diário máximo para o seu anúncio. Desta forma, nunca gastará mais do que uma quantia específica por dia. Existem três opções para licitações:

  • Custo por clique (CPC): O valor que precisa de pagar quando um utilizador clica no seu anúncio
  • Custo por mille (CPM): Um valor fixo que precisa de pagar por 1000 impressões de anúncio (é contado sempre que o seu anúncio é visto)
  • Custo por engagement (CPE): O valor que está disposto a pagar quando os utilizadores realizam uma ação específica no seu anúncio (inscrevem-se numa lista, vêem um vídeo, etc.)

Dependendo da sua Pontuação de Qualidade/quality score, poderá pagar menos por cada anúncio. O Google emparelha a sua oferta juntamente com a sua Pontuação de Qualidade para determinar o seu Ranking nos Anúncios. Isto significa que se tiver uma boa Pontuação de Qualidade mas tiver um lance menor, o seu anúncio será classificado com uma pontuação superior a um que tenha uma oferta mais alta mas menor pontuação de qualidade.

Este leilão é feito sempre que um utilizador está a realizar uma pesquisa no Google, para determinar as posições de anúncio de cada anúncio. Vamos aprofundar o funcionamento do leilão do GoogleAds.

goole ads auction link37

    4. Como funciona o leilão do Google Ads?

Cada vez que uma pesquisa acontece no Google, o leilão começa a determinar se o seu anúncio é realmente mostrado para a palavra-chave direcionada e qual a posição do anúncio que irá ter.

Eis como funciona o leilão:

  1. Depois de um utilizador estar a fazer uma pesquisa no Google, o sistema Google Ads começará a encontrar todos os anúncios com palavras-chave que correspondam a essa pesquisa específica e que são elegíveis.
  2. O Google introduz então a palavra-chave da sua conta no leilão juntamente com a informação da sua oferta máxima na oferta e pontuação de qualidade.
  3. A seguir determina a sua posição multiplicando a sua oferta máxima e a sua Pontuação de Qualidade.
  4. O preço real que deve pagar por cada clique (CPC) será determinado pela posição de anuncio do próximo anúncio mais alto abaixo de si dividido pela sua Pontuação de Qualidade.

Este processo é executado com todas as pesquisas no Google para finalmente determinar se um anúncio é mostrado nas páginas de resultados de pesquisa, qual as posições de anúncio e que CPC o anunciante tem que pagar.

Executar campanhas na plataforma Google Ads pode ser demorado desde a pesquisa inicial de palavras-chave, à construção da campanha bem como à monitorização constante do mesmo e melhoria continua do seu desempenho.

 

No Link37 somos especialistas em anúncios de PPC e temos experiência na Plataforma de Anúncios do Google.  Permita-nos  ajudá-lo a executar campanhas de PPC de sucesso para fazer crescer o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *