7 Razões para apostar no Email Marketing

Email marketing Link37

O email marketing é uma estratégia de marketing digital, bastante eficaz, que consiste no envio de emails a uma base de dados de clientes ou leads. Uma boa estratégia de email marketing vai permitir converter leads em clientes e clientes pontuais em regulares. A grande vantagem é a sua capacidade de escalar o processo de comunicação personalizada (one-to-one).

Uma discussão recorrente é se estamos a falar de uma estratégia de Marketing Inbound ou Outbound. A maior parte dos profissionais de marketing têm uma abordagem de Outbound em email marketing, no entanto, quando bem feito, pode ser uma boa ferramenta de Inbound marketing, evitando o Spam e problemas na entrega dos emails.

Algumas estatísticas interessantes:

» 99% dos consumidores verificam os seus e-mails todos os dias e é de longe a forma preferida de receber atualizações de marcas. (Hubspot 2020)

» 82% dos consumidores abrem emails de empresas. (Litmus)

» 59% dos entrevistados afirmam que os e-mails de marketing influenciam as suas decisões de compra, enquanto pouco mais de 50% compram através de e-mails de marketing pelo menos uma vez por mês. (Sale Cycle 2020)

» 31% dos profissionais de marketing B2B afirmam que as newsletters por e-mail são a melhor maneira de fomentar leads. (Content Marketing Institute, 2020)

» 87% dos profissionais de marketing B2B dizem que o e-mail é um dos seus principais canais de distribuição orgânica gratuita. (Content Marketing Institute, 2020)

» 80% dos profissionais acreditam que o email marketing aumenta a retenção de clientes. (Emarsys, 2018)

Embora algumas tendências de marketing vão e vêm, o e-mail continua a ser o canal mais poderoso disponível para os profissionais de marketing da atualidade

Quais são, então, os seus benefícios?

    1. Um grande alcance

Sabia que existem 3x mais contas de e-mail do que a soma das contas do Facebook e Twitter?

Pense no seu próprio comportamento online: quando se inscreve num site (como uma loja online), é necessário inserir o seu endereço de e-mail para criar a conta. Até para criar uma conta no Facebook ou Twitter, é necessário um endereço de e-mail.

O E-mail é a moeda de troca da web, e qualquer pessoa que esteja online tem um endereço de e-mail ativo.

Sabemos ainda que 90% do e-mail é entregue na inbox do destinatário pretendido, enquanto apenas 2% dos seus fãs no Facebook veem os seus posts no Feed de notícias. Isto acontece porque o Facebook limita o número de vezes que os seus posts aparecem no Feed na tentativa de direcionar as marcas para as suas opções de publicidade paga.

Isto significa que a sua mensagem tem 45 vezes mais hipóteses de ser vista por e-mail do que pelo Facebook.

E finalmente os seus assinantes de e-mail podem dizer explicitamente que querem ouvir sobre o seu negócio ao inscreverem-se na sua lista de e-mails.

Então, quando se trata de se conectar com os seus potenciais clientes e clientes, não há canal com um alcance mais amplo do que o e-mail.

email marketing conteúdo personalizado link37
email marketing conteúdo personalizado link37

    2. Conteúdo personalizado e direcionado ao público-alvo

O email marketing permite segmentar os seus clientes em diferentes listas com base nas suas preferências, dados demográficos, comportamento anterior, etc, permitindo o envio de conteúdo altamente personalizado que fala diretamente a cada público-alvo.

O email marketing é uma ótima maneira de construir relações personalizadas (one-to-one) com clientes atuais e potenciais. Ao criar newsletters e e-mails bem escritos e envolventes, os leitores passam a conhecer, gostar e confiar em si e na sua empresa. E os consumidores compram em empresas que confiam.

    3. Impulsiona as conversões

Em comparação com outros canais de marketing, como o website, redes sociais e publicidade impressa, o email marketing pode ser muito mais eficaz para impulsionar as vendas.

Um estudo realizado pela Monetade, indica que 4,24% dos visitantes de email marketing compram algo, em comparação com 2,49% dos visitantes de motores de busca e 0,59% de redes sociais.

O email marketing oferece uma grande oportunidade de compra por impulso. Pode motivar um cliente a fazer outra compra de algumas maneiras:

– Apresente itens que normalmente são comprados em conjunto com os produtos que o cliente comprou

– Liste itens semelhantes às compras anteriores do cliente

– Crie uma oferta especial ou desconto para compras futuras

Os clientes costumam agir por impulso quando recebem um e-mail informando sobre um produto relevante relacionado com a sua compra anterior. Isto é especialmente verdadeiro se houver uma promoção relevante.

    4. ROI mais elevado

Comparando com outros canais de marketing, o email marketing custa muito pouco. Para cada 1€ gasto, 44,25€ é o retorno médio do investimento em email marketing.

Mas porque é que o email marketing supera outros canais de forma tão significativa quando se trata de ROI?

Tudo se resume à entrega de mensagens altamente personalizadas e relevantes. Ao contrário das redes sociais onde se enviam atualizações para cada seguidor, independentemente da sua localização, interesses e histórico de compras, o e-mail permite que se seja hiper-direcionado nas suas comunicações.

Quanto mais informação tiver sobre os seus clientes com uma ferramenta de email marketing, mais direcionado e preciso consegue ser.

Esta segmentação e conteúdo dinâmico ajuda a garantir que o conteúdo enviado é relevante para cada destinatário e que a relevância leva as pessoas a clicar, fazer compras – e a aumentar o ROI das suas campanhas de email marketing.

email marketing link37 tempo budget
email marketing link37 tempo budget

    5. Optimiza o seu tempo e budget

Há sempre restrições de tempo e orçamento em qualquer empresa.

Até uma campanha simples de folhetos pode ser cara e demorada. Entre os custos de design, aprovações, impressões, distribuição… é possível gastar uma boa quantia e perder o seu tempo precioso. Todo esse tempo perdido desfocando-se do seu negócio é perda de receita e uma oportunidade perdida de se conectar a um nível pessoal com os seus clientes.

Planear uma campanha profissional de email marketing não é complicado nem demorado. O envio de e-mails para muitos assinantes vai ser também mais em conta. Pode contar com a ajuda de profissionais especializados como a Link.37, que o ajudam neste processo e na integração com outras ferramentas de marketing.

    6. Métricas fáceis de medir

Para cada e-mail enviado, são fornecidos métricas e relatórios que mostram taxas de abertura, taxas de cliques, taxas de rejeição (bounce rates) e taxas de conversão. Essas informações são essenciais para entender o que funciona e o que precisa ser melhorado.

Uma boa taxa de abertura (open rate) significa que os seus clientes conhecem a sua marca suficientemente bem para querer saber do seu negócio.

Em seguida, está a sua taxa de cliques (CTR), que geralmente dá uma boa ideia de quantos clientes despenderam o seu tempo analisando o conteúdo do seu e-mail para clicar nos links contidos. A taxa média de cliques em todos os setores é de cerca de 7%.

Depois que um cliente clicar num e-mail, o ideal é que o próximo objetivo seja fazer com que ele converta – em outras palavras, seguir em frente com a ação que o seu e-mail solicitou. As taxas de conversão de e-mail são uma métrica importante a ser rastreada, pois mostram o desempenho do call-to-action do seu e-mail.

    7. Cria entusiasmo

Toda a gente gosta de pertencer a um grupo especial, especialmente os consumidores de e-mail, gostam de ter vantagens exclusivas.

Os clientes não são todos iguais, e a abordagem de one-size-fits-all não funciona. Use as suas campanhas de e-mail para transmitir a mensagem de que os seus clientes são únicos e importantes para a sua empresa.

Perante um segmento específico de clientes, pode dar uma nota prévia do lançamento de um produto ou simplesmente recompensá-los por serem clientes leais. Toda a gente gosta de um bom negócio.

Recompensar os seus clientes é um gesto simpático e uma ótima maneira de acelerar os seus objetivos de marketing. Todos ganham.

Com esta estratégia, há uma grande aprendizagem envolvida, mas também há muitas oportunidades de comunicar com os seus clientes de forma personalizada, em vez de enviar apenas e-mails compulsivamente.

O email marketing é uma ferramenta de marketing altamente eficaz que deve ser parte integrante da estratégia de marketing de qualquer empresa.

Na Link37 ajudamos as empresas a alavancar os seus negócios, trabalhando na nossa área de especialidade – Marketing Digital. Liberte o seu tempo para se dedicar ao que mais gosta e deixe-nos ajudar.

Follow us on Social Media

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *