O que é Marketing de Conteúdo? 7 benefícios.

link37 agencia de marketing estrategia de conteúdo

Uma Abordagem de Inbound Marketing

O Marketing de Conteúdo é, sem dúvida, uma metodologia de Inbound.

Podemos dizer que o inbound marketing é qualquer estratégia que tenha como objetivo captar o interesse das pessoas de forma não invasiva.

Na verdade, as empresas lançam um “isco” – sob a forma de conteúdos relevantes e úteis para o consumidor – de forma a que sejam as pessoas a procurar a empresa e não o contrário. Muito diferente do marketing mais tradicional (Outbound Marketing) em que a mesma mensagem é passada a uma grande audiência, de forma interruptiva, quer seja relevante ou não para aquelas pessoas. É o one-size-fits-all marketing.

Independentemente das táticas de marketing que está a usar, o marketing de conteúdo deve fazer parte do processo, não algo separado. Conteúdo de qualidade faz parte de todas as formas de marketing:

» Marketing das Redes Sociais (Social Media Marketing): a estratégia de marketing de conteúdo vem antes da estratégia das redes sociais.

» SEO: os motores de busca recompensam as empresas que publicam conteúdo de qualidade e de forma consistente.

» PR: Estratégias de RP bem-sucedidas abordam questões que interessam aos leitores, não os seus negócios.

» PPC: para que o PPC funcione, você precisa de um ótimo conteúdo por trás.

» Inbound Marketing: o conteúdo é a chave para direcionar o tráfego de entrada e leads.

Não é assim surpresa que o marketing de conteúdo é uma das maneiras mais eficazes de alcançar novos clientes. Vai direcionar o tráfego para o seu site, ajuda a estabelecê-lo como um especialista no seu setor e fornece ao público um conteúdo útil e acionável de que ele precisa para resolver os seus problemas. São estes e outros benefícios surpreendentes do marketing de conteúdo que pode ver já de seguida.

    1. Constrói Autoridade e Credibilidade

O conteúdo da sua empresa deve salientar o seu “expertise” na área e fornecer respostas valiosas às perguntas do seu público. Os seus clientes ficarão mais inclinados a confiar em si se o virem como um especialista do setor.

Melhorar a qualidade do seu conteúdo é fundamental para o sucesso das suas campanhas de marketing de conteúdo.

A qualidade do seu conteúdo está diretamente relacionada com o perfil do seu público. Ao compreender as necessidades do seu público, vai poder oferecer um conteúdo com maior relevância.

Mostre as suas capacidades através de conteúdos que comprovem quais são as suas forças como negócio e o que pode fazer pelos seus clientes.

content marketing strategy link37 afinidade de marca
content marketing strategy link37 afinidade de marca

     2. Afinidade de Marca

Ao produzir conteúdo de qualidade, vai conseguir aumentar as interações das pessoas com a sua marca, possibilitando assim uma maior proximidade e até mesmo aumentar a lealdade com o seu público.

Se fornecer regularmente conteúdo acionável, o seu público irá procurá-lo quando precisarem de mais do que aquilo que conseguem fazer sozinhos.

Quando se cria valor sem receber nada em troca, é mais provável que o público confie nos nossos conselhos e recomendações.

A reputação da sua marca melhora, quando o seu conteúdo é exibido no lugar certo, na hora certa e ao público certo. Quanto mais conteúdo de qualidade os clientes vêem, maior a probabilidade de terem uma associação positiva à sua empresa.

     3. Gera Tração nas Redes Sociais

As redes sociais e conteúdo não são a mesma coisa, mas certamente são bons companheiros. Os benefícios do marketing de conteúdo surgem nas redes sociais e vice-versa.

Os clientes potenciais que encontram conteúdo útil e relevante no seu site tornam-se, normalmente, os seus defensores nas redes sociais. Aqueles que o descobrem nas redes sociais podem muito bem aceder ao seu site, blog e lista de e-mail.

Ao distribuir o seu conteúdo pelas várias plataformas de redes sociais vai aumentar a sua exposição. Ao fazer isso, mais usuários irão ver e ler o seu material, além disso, terão a oportunidade de partilhar o seu conteúdo com os amigos e seguidores, aumentando consideravelmente o seu círculo de seguidores. Com o tempo, vai ganhando cada vez mais seguidores nas redes sociais e, como resultado, mais tráfego nas redes sociais.

Parece fácil: Publique conteúdo no seu site, use as redes sociais para promovê-lo, aumente o seu público e repita tudo.

De qualquer forma é preciso resiliência. Demora tempo e implica um esforço contínuo até conseguirmos um aumento significativo no tráfego no website como resultado da estratégia de marketing de conteúdo. Não desista! Vai compensar.

Escrever e publicar de forma consistente o melhor conteúdo possível durante meses ou até anos sem nenhum movimento significativo pode ser extremamente desanimador. Resista, pois, o momento vai chegar e logo começará a experimentar o tipo de tráfego e crescimento que deseja – apenas leva tempo e perseverança. Uma vez superado este ponto de inflexão, o ritmo de crescimento acelera rapidamente.

content marketing strategy link37 aumento de conversões
content marketing strategy link37 aumento de conversões

     4. Aumento de Conversões

Um dos maiores benefícios do marketing de conteúdo é a geração de leads inbound. Adicionar mais conteúdo de qualidade no seu site ajuda a criar uma pegada digital maior. Isso leva a maior probabilidade do seu negócio ser encontrado nos resultados da pesquisa.

Sempre que cria um conteúdo bem otimizado que responde a uma pergunta ou resolve um problema, é mais provável que obtenha uma classificação mais elevada nos motores de busca. Isso ajuda a aumentar o tráfego orgânico, criando mais oportunidades para os visitantes se tornarem leads e por consequência converterem (independentemente do seu objetivo de conversão ser tráfego, leads, vendas ou outro).

Ou seja, a informação que fornecer vai possibilitar os consumidores a fazerem uma decisão de compra mais informada e ao vê-lo como um especialista, vão ter mais confiança de que se trata da melhor opção. Afinal, foi você que os ajudou a chegar ali.

Para além disso, não se esqueça que o seu conteúdo deve incluir sempre um CTA (Call-to-Action) e orientar o leitor sobre o que fazer em seguida.

Por fim lembre-se de usar o bom senso e não transforme o seu conteúdo num anúncio.

     5. Custos de Marketing Mais Baixos

O marketing de conteúdo custa apenas tempo. É incrivelmente económico e ainda melhor – oferece retornos variados. Os primeiros meses (ou até 2 anos) de estratégia de marketing de conteúdo podem não render muitos resultados, mas nos meses seguintes irá começar a ver crescimento. Poucos meses depois, verá mais crescimento e de repente tem um crescimento exponencial muito significativo.  

O marketing de conteúdo é barato, seguro, disponível para qualquer pessoa em qualquer setor e benéfico em muitas áreas diferentes. Quanto mais cedo começar a investir aqui, mais cedo começará a ver os resultados, e melhores resultados terá. Quer tenha com objetivo o aumento do tráfego, das taxas de conversão ou apenas de um relacionamento melhor com os seus clientes, não há razão para que o marketing de conteúdo não seja incluído na sua estratégia de marketing.

O marketing de conteúdo pode reduzir os seus custos de marketing. Pode realmente reduzir os seus gastos com publicidade. E o seu ROI aumenta com o tempo.

Mas entender os benefícios do marketing de conteúdo não é suficiente para conseguir chegar lá. A concorrência é feroz, e não basta fazer igual para vencer neste jogo.

Se precisa de ajuda de quem sabe, poupando-lhe tempo para se focar na essência do seu negócio, contacte a Link37. Sabemos como alavancar o seu negócio.

marketing de conteúdo google Visibilidade nos Motores de Busca

     6. Melhor Visibilidade nos Motores de Busca (SEO)

Cada post novo que adicionar ao seu blog é outra página que o Google vai indexar. Mais páginas nem sempre se correlacionam com mais tráfego de pesquisa, mas ter mais páginas de qualidade indexadas pode proporcionar-lhe mais oportunidades de aparecer nas pesquisas. Se segmentar palavras-chave de “long tail” e tópicos que os seus clientes pesquisam com frequência, não deverá ter problemas em aparecer nestas pesquisas com o seu arquivo de posts/informações.

Criar conteúdo de qualidade também ajuda na construção da sua autoridade online.

     7. Maiores Audiências de Remarketing

Deixamos para último um benefício inesperado de marketing de conteúdo e que pode ajudá-lo a expandir o seu negócio.

Num mundo perfeito, as pessoas que navegam na web encontram o seu conteúdo organicamente graças aos seus esforços meticulosos de SEO, lêem cuidadosamente cada palavra escrita no seu blog e, em seguida, compram coisas no seu site.

Infelizmente, não é bem assim que o marketing de conteúdo funciona.

Um dos benefícios mais vantajosos do marketing de conteúdo é que ele permite criar audiências de remarketing altamente refinadas com base no tráfego do seu site, uma técnica muito eficaz para aumentar as suas taxas de conversão. Como?

Uma das melhores coisas sobre o remarketing é que podemos criar segmentos de público-alvo personalizados com base em praticamente qualquer critério importante para si. Quando se trata de conteúdo, o significado dos comportamentos pode ser extraordinariamente valioso, especialmente se tiver que segmentar o seu banco de dados por objetivo ou fase do funil de conversão.

Por exemplo, usamos o remarketing de conteúdo para criar listas personalizadas de todos os tipos de segmentos, que irão então alimentar as campanhas a decorrer ou futuras campanhas. Usamos listas de pessoas que lêem o blog regularmente, mas ainda não descarregaram um dos nossos guias. Temos listas nas quais as pessoas descarregaram vários guias sobre tópicos específicos e também visitaram certas páginas do site, como as páginas de Produtos ou Preços. Temos listas de pessoas que alcançaram uma determinada etapa no nosso percurso de conversão, mas, por alguma razão, não converteram de facto.

Ou seja, a análise dos dados sobre (analytics) conteúdo é um tesouro de dados valiosos do utilizador que você pode usar noutras campanhas de marketing.

O marketing de conteúdo é barato, seguro, disponível para qualquer pessoa em qualquer setor e benéfico em muitas áreas diferentes. Quanto mais cedo começar a investir aqui, mais cedo começa a ver resultados. Não interessa se está interessado em aumentar o tráfego, as taxas de conversão ou apenas melhorar a relação com seus clientes, o marketing de conteúdo deve ser incluído na sua estratégia de marketing.

O marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido – e, em última análise, para impulsionar uma ação rentável do cliente.

Follow us on Social Media

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *