Marketing Digital Simplificado: guia passo a passo

Marketing Digital Simplificado: guia passo a passo link37

Muito se fala de Marketing Digital, mas será só mais um daqueles novos chavões que entram na moda ou é algo que devemos estar bem atentos?

Na nossa opinião, é sem dúvida, uma área incontornável do marketing.

Os consumidores estão no centro de todo o marketing, mas a sua natureza está a mudar.

Há uma grande viragem de um modelo de Mass Market (Mercado de Massas) para um modelo de Customer Network (Clientes em Rede).

O modelo de Mass Market funcionou no passado, em que a Empresa estava no centro e fazia comunicações em massa, one way (da empresa para todo o seu target), interrompendo para chamar a atenção e tentando persuadir o consumidor que assumia um papel passivo – a única decisão era de comprar ou não o produto/serviço.

Mas a natureza do consumidor está a mudar. Agora estão ligados em rede. A velocidade com que as mensagens se espalham nesta era digital faz com que eles possam ser um “problema/desafio” ou um “valor acrescentado”. Na verdade, por cada comentário feito por um consumidor, centenas irão ler a sua interação, moldando as suas opiniões sobre o negócio com base no que lêem.

Por isso mesmo achamos que trabalhar bem o Mundo Digital é fundamental para qualquer negócio atualmente.

Já ouviu a expressão: “se não está na net, então é porque não existe”? Não quer que isso aconteça ao seu negócio, pois não? Mas não basta estar presente, tem de haver uma estratégia e ser bem gerida ou pode ter consequências catastróficas.

    A pergunta que se segue é: o que é o marketing digital?

O marketing digital é o ato de promover e vender produtos e serviços, utilizando táticas de marketing online, como marketing de redes sociais, motores de busca e e-mail.

A definição mais conhecida de marketing digital é publicidade entregue através de canais digitais. Canais como redes sociais, aplicações móveis, e-mail, aplicações web, motores de busca, websites, apps ou qualquer novo canal digital.

É aqui que o tema se complica… o que quer dizer qualquer outro canal digital? Um telefonema é digital, há outdoors digitais e a televisão on-demand? E quando ligamos as estratégias online aos contatos e vendas offline? Por esta razão existem várias correntes que defendem que o marketing digital não existe por si, o que existe é o Marketing e o digital é uma da estratégia de um plano detalhado de Marketing

    No fundo, o marketing digital é simplesmente marketing.

A regra nº 1 em marketing é fazer a oferta certa na hora certa e no lugar certo. Hoje, os clientes estão online: navegando nas redes sociais, mantendo-se atualizados em sites de notícias e blogs, pesquisando em motores de busca online…

Dentro do Marketing Digital surgem ainda 2 conceitos importantes: Inbound e Outbound Marketing. De uma forma muito simplificada, no Inbound Marketing pretendemos que o cliente seja atraído e venha até nós, no Outbound Marketing, vamos nós atrás do cliente.

Ao longo dos anos existiram sempre alterações às estratégias que diferentes companhias tomaram na tentativa de atrair e reter os seus clientes. Como já dizia Michael Porter “manter um cliente é sempre mais barato do que conseguir captar um novo”. Mas para podermos reter um cliente temos primeiro de o captar e existem duas estratégias online para o poder fazer. Ou pagamos publicidade para o captar, o que é conhecido como outbound marketing, ou criamos conteúdo que oferecemos para o atrair, o que chamamos de inbound marketing.

marketing digital simplificado link37

    O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing consiste na criação de conteúdo de qualidade que atraia as pessoas para o seu negócio e marca. As pessoas já estão à procura de respostas online, pesquisando o seu setor, analisando os seus concorrentes e tentando decidir se realmente precisam do seu serviço ou produto. Assim, o objetivo é ter um conteúdo que fale às pessoas que estão nas diferentes fases do funil de compra, a fim de capturar esses clientes potenciais e ​​onde eles naturalmente estão online.

Ao alinhar o conteúdo que é publicado com os interesses do seu cliente, vai naturalmente atrair tráfego que por sua vez pode vir a converter e mesmo tornar-se defensor acérrimo da sua marca.

   O que é o Outbound Marketing?

O Outbound Marketing é o oposto do Inbound Marketing.

Refere-se a qualquer tipo de marketing em que é a empresa que inicia a conversa e envia a sua mensagem a uma audiência. Exemplos de outbound marketing incluem formas mais tradicionais de marketing e publicidade, como anúncios de TV, anúncios de rádio, anúncios de imprensa (jornais, revistas, folhetos, brochuras, catálogos, etc.), feiras comerciais, chamadas de vendas externas (também conhecidos como “cold calls”) e spam de e-mail.

O Outbound Marketing é geralmente mais difícil de rastrear e menos lucrativo do que o Inbound Marketing, mas, ironicamente, as organizações ainda gastam cerca de 90% dos seus orçamentos de marketing em Outbound Marketing.

Em ambas estratégias, existem ferramentas muito úteis para qualquer negócio:

  1. Marketing para Motores de Busca (SEM)
  2. Otimização para Motores de Busca (SEO)
  3. Publicidade Paga por Click (PPC / SEA)
  4. Marketing de Conteúdos
  5. Marketing de Redes Sociais (SMM)
  6. Marketing de Afiliado
  7. Email Marketing

Nos links acima pode rever cada ferramenta, ou estratégia em detalhe.

A grande vantagem do marketing digital é a de poder ajudar todo o tipo de empresas a terem presença junto do seu público alvo. Através destas estratégias, pequenas e médias empresas podem competir com grandes organizações de uma forma que antes lhes estava vedada. 

Hoje em dia é possível uma pequena loja de roupa vender no mesmo espaço que gigantes como a Zara ou a H&M ou até ter estratégias que lhe permitam conseguir encontrar espaços inexplorados por estas marcas e acima de tudo a preços que estejam dentro das suas capacidades.

O marketing digital é o marketing do futuro. Tem vários benefícios e permite o acompanhamento dos resultados dos seus esforços com uma precisão incrível, ou seja, fica fácil ver quais as estratégias que estão a ter melhores resultados e quais as que precisam de algum trabalho.

Precisa de ajuda na criação do seu plano de marketing digital? A Link37 agência de marketing digital é o parceiro ideal! Entre em contacto connosco! Podemos ajudar, libertando-lhe tempo para se dedicar ao que for mais conveniente para si. Somos especialistas. Temos experiência.

Follow us on Social Media

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *