Marketing de Redes Sociais (SMM)

link37 agencia de marketing estrategia de redes sociais

O que é? E quais os benefícios?

O marketing de Redes Sociais é o uso de plataformas de redes sociais para se conectar com o público alvo de forma a construir a marca, aumentar as vendas e direcionar o tráfego para o site. Isso envolve a publicação de conteúdo relevante nos perfis das redes sociais, ouvindo e envolvendo os seguidores, analisando os resultados e veiculando anúncios.

As redes sociais bem trabalhadas podem ser uma ótima forma de Inbound Marketing. É um conceito de marketing relativamente novo em que os profissionais de marketing tentam “atrair” potenciais clientes com conteúdo interessante. Atrai a atenção com conteúdo relevante para a audiência em vez de “empurrar” massivamente uma mensagem para qualquer um.

As redes sociais não só ajudam os seus potenciais clientes a descobrir informação que lhes é relevante, despertando o seu interesse, como também ajudam a criar uma imagem da sua empresa e a construir uma relação próxima e personalizada. Isto tudo vai despertar a curiosidade do potencial cliente sobre a sua empresa.

Porque é que o seu negócio deve estar nas redes sociais? Porque está lá toda a gente. Os consumidores atuais, os potenciais, os concorrentes… A sua marca também vai precisar de estar presente, para chegar onde estão os seus clientes e garantir que é ouvida.

Sabia que mais de 45% da população global utiliza alguma rede social, nas regiões mais desenvolvidas, a utilização de redes sociais chega aos 70%. São já mais de 3,5 mil milhões de pessoas, unidas diariamente pelas plataformas online! (Global Digital 2019).

Um estudo realizado em Portugal pela Marktest Consulting, indica que 83% dos entrevistados visita sites de redes sociais várias vezes por dia. Veja 7 benefícios que as Redes Sociais podem trazer para o seu negócio:

   1. Notoriedade de Marca

Uma presença nas redes sociais facilita clientes existentes e potenciais de encontrarem e se conectarem com a sua marca.

As redes sociais permitem que divulgue o seu negócio a milhares de pessoas em qualquer sítio e a qualquer momento. Não há limite demográfico, local ou tipo de consumidor para o que a sua marca pode atingir. Cada vez que alguém partilha um dos seus posts, o seu alcance aumenta.

Estas plataformas sociais são um ótimo lugar para contar a história da sua marca e ajudar as pessoas a perceberem melhor o seu negócio.

redes sociais link37
redes sociais link37

    2. Segmentação de Audiências Avançada

Antes das redes sociais, era difícil às empresas determinarem com precisão se os seus anúncios estavam a ser direcionados ao público certo.

A segmentação das audiências é um dos maiores benefícios que as plataformas de redes sociais trouxeram para o mundo dos negócios. Quando uma empresa configura um anúncio numa destas plataformas, irá ser necessário indicar o perfil da pessoa que o irá ver. As empresas, podem assim, alcançar efetivamente o público-alvo dos seus produtos.

A audiência certa para a sua empresa está nas redes sociais. Pode encontrá-los com base no que vão falando e nos dados associados aos seus perfis.

    3. Lealdade à marca

Um dos principais objetivos de quase todas as empresas é desenvolver uma base de clientes fiéis.

As redes sociais não servem apenas para apresentar os novos produtos e campanhas promocionais da marca. Os clientes vêem essas plataformas como um canal de serviço onde podem comunicar diretamente com a empresa.

Nas redes sociais, as empresas podem falar diretamente com os seus clientes. É possível fidelizá-los ao criar uma ligação próxima garantindo um melhor serviço e satisfação nos serviços ou produtos.

As pessoas tendem a comprar marcas que conhecem e confiam. Primeiro devemos procurar criar uma relação com os clientes a um nível mais personalizado e só depois induzir a venda.

É possível criar comunidades à volta da nossa marca, que depois podem divulgá-la tornando-se verdadeiros defensores da marca.

social media marketing link37 vendas
social media marketing link37 vendas

    4. Aumento de Leads e Vendas

As redes sociais podem ser uma ferramenta incrivelmente eficaz para gerar leads e conduzi-los durante o ciclo de compra. Ao combinar táticas orgânicas com as pagas, os profissionais de marketing podem expandir o seu alcance e atrair mais leads. As equipas podem depois usar a escuta social e outras pesquisas de redes sociais para converter essas leads em vendas.

Ou seja, as marcas que se envolvem diariamente com o seu público-alvo podem converter leads.

    5. Melhora o ranking dos motores de busca

A otimização dos motores de busca (Search Engine Optimization) é muito importante para conseguir melhores rankings e obter tráfego para o site. Embora as redes sociais não aumentem diretamente as classificações dos motores de busca, o Social Media Examiner afirma que mais de 58% dos profissionais de marketing que usam as redes sociais, há um ano ou mais, veem melhorias nos seus rankings dos motores de busca.

Ao ser capaz de ter as posições de topo para as suas palavras-chave, irá com certeza impulsionar o seu tráfego e gerar resultados positivos para seu negócio.

De forma a obter uma melhor hipótese de boa posição no ranking dos motores de busca através das redes sociais, crie conteúdo de alta qualidade que integre as suas palavras-chave específicas. Conteúdo como blogs, infográficos, case-studies, informações de negócios e fotos de funcionários tornarão o perfil da sua empresa nas redes sociais intrigante e confiável.

social media marketing link37 multicanal

    6. Campanhas Multicanal

Os compradores mexem-se rapidamente entre os vários canais – do site ao social, ao e-mail e ao social novamente. Embora as redes sociais tenham impacto por si só, podem ficar mais poderosas ao tornarem-se parte integrante das várias iniciativas da estratégia de marketing. As mensagens nas redes sociais vão reforçar as mensagens dos outros canais e fornecem outra oportunidade de alcançar o seu público onde ele está, independentemente do sítio onde estejam.

    7. Bom custo

O Marketing nas redes sociais é possivelmente dos mais baratos numa estratégia de publicidade. A criação de um perfil é gratuita para quase todas as plataformas de redes sociais, e todas as promoções pagas em que decidir investir têm um custo relativamente baixo em comparação com outras táticas de marketing. Ser económico é uma grande vantagem porque permite um maior retorno sobre o investimento (ROI) e investir noutras ferramentas de marketing e áreas de negócio.

Na Link37, temos uma equipa especializada em Redes Sociais com as ferramentas mais avançadas do mercado à sua disposição. Na Link37 temos a experiência e o conhecimento. Fale connosco!

Follow us on Social Media

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *