Irá o SEO morrer em 2021?

Is SEO dead in 2021 - Link37

SEO é uma das principais atividades de marketing digital que traz o maior retorno sobre o investimento (ROI). Se ainda não sabe o que é SEO e como esta técnica beneficiará os seus negócios, consulte nosso artigo “Otimização para motores de pesquisa (SEO)”. 

Em 2021, não haverá mudanças e o SEO será ainda mais relevante para as empresas. Os motores de busca têm atualizado os seus sistemas para se tornarem melhores e mais inteligentes a cada ano. Portanto, nós, como profissionais de marketing, precisamos ser capazes de acompanhar as atualizações e tendências.

Aqui estão algumas das 5 principais tendências e ferramentas de SEO a que deverá estar atento para melhorar o seu ranking no próximo ano:

 

Tabela da Conteúdo:

  1. Concentre-se na experiência da página.
  2. O conteúdo ainda reinará no próximo ano.
  3. A inteligência artificial (IA) será uma ferramenta fundamental para a pesquisa de tópicos e palavras-chave.
  4. Precisa de começar a otimizar para a pesquisa por voz
  5. O SEO local deve-se tornar uma prioridade.
Lighthouse performance tool link37

A qualidade de uma página web sempre foi crucial para obter autoridade e ranking na Google. O motor de busca tem como prioridade a qualidade da experiência do utilizador e as recentes atualizações revelam isso. Este ano, a Google divulgou que os indicadores de experiência da página ir-se-ão tornar noutro fator crucial para o ranking nas páginas de pesquisa, e que isto irá ser implementado em maio de 2021. Os indicadores de pesquisa de experiência de página incluirão Core Web Vitals (carregamento, interatividade e estabilidade visual) juntamente com os outros indicadores já existentes.

Use ferramentas como:

   2. O conteúdo ainda reinará no próximo ano.

Se há uma coisa que 2020 nos ensinou, é que ainda há muito a aprender. O conteúdo nunca será unidimensional, especialmente agora durante uma pandemia global, muito deve ser reinventado, reaplicado e reaprendido.

De acordo com o Google Search Trends, 2020 foi o ano de concertos online e por drive-thru, causas sociais e raciais, diversidade na indústria cinematográfica, comida asiática e do médio oriente.

Em janeiro de 2021, a maioria dos países terá iniciado o seu plano de vacinação. Mas quem sabe até quando deveremos ficar em casa e evitar as interações sociais? O uso das redes sociais acelerou no primeiro semestre de 2020. Mais pessoas recorreram ao mundo digital para ficar em contacto com a família e amigos, para ter acesso a serviços de saúde, para se entreterem a si e aos seus filhos, para fazer exercícios, aprender sobre finanças pessoais e completar tarefas mundanas, bem como fazer compras online.

O conteúdo em 2021 deve tornar-se mais pessoal, mais empático e servir uma experiência ao destinatário. Por esse motivo, vídeos, podcasts e co-watching terão um sucesso ainda maior no próximo ano.

    3. A inteligência artificial (IA) será uma ferramenta fundamental para a pesquisa de tópicos e palavras-chave.

Não é novidade o uso de I.A. (Inteligência Artificial) em atividades de marketing digital contudo é importante observar a sua evolução e o surgimento de novas soluções de IA para a indústria. A inteligência artificial ajudará o SEO em 2021 melhorando a qualidade da pesquisa de tópicos e palavras-chave, economizando o tempo dos profissionais de marketing ao assumir tarefas demoradas, verificando a gramática e a legibilidade, testando o desempenho do conteúdo, melhorando a qualidade do trabalho e muito mais.

Entre as ferramentas populares que usam IA estão:

  • BrightEdge: mostra as pesquisas, recomendações e classificações de palavras-chave em tempo real.
  • Wordlift: é uma ferramenta de SEO que auxilia os profissionais de marketing na organização de conteúdo, análise de texto, links internos, personalização do vocabulário adequado ao seu público, sugerindo imagens, recomendando artigos e muito mais.
  • MarketMuse: ajuda os profissionais de marketing a criar estratégias e a otimizar o conteúdo. Esta ferramenta utiliza modelagem de tópicos avançada para melhorar a criação de conteúdo e a geração de linguagem natural para criar o primeiro rascunho de um artigo.
  • Kafkai: é uma ferramenta que escreve conteúdo. Essa é uma solução que economizará tempo dos marketeers ao escreverem conteúdo, permitindo que se concentrem mais na edição.

Não devemos temer a inteligência artificial. Devemos estar cientes que ela continuará a evoluir e se tornará melhor a alcançar o discernimento humano, no entanto, isto não exigirá o trabalho de ninguém porque requer aprendizagem supervisionada. Depende dos humanos e da sua contribuição para que a inteligência artificial aprenda e aprimore as suas capacidades.

    4. Precisa de começar a otimizar para a pesquisa por voz

Devido à experiência de viver numa pandemia global, que tipos de comportamento irão mudar? Inúmeras soluções hands-free (mãos-livres) foram desenvolvidas para acompanhar as mudanças de comportamento.

A Google partilhou que 27% da população online global usa a pesquisa por voz. Nos EUA, um estudo da Gartner mostrou que 39% da população usa assistentes virtuais nos seus telefones, no entanto, 15% das marcas otimizaram as suas aplicações móveis (App) com pesquisa por voz. No seu estudo em 2020, Perficient descobriu que 55% dos entrevistados incluíram a pesquisa por voz nas suas três principais formas de fazer perguntas nos seus smartphones.

Embora a pesquisa por voz não esteja a crescer tão rapidamente como muitas pessoas pensavam, esta situação de uma pandemia global pode mudar os nossos hábitos para sempre. Portanto, por enquanto, a expectativa é que nos próximos anos estes números continuem aumentando.

A necessidade de otimizar as buscas por voz será urgente no próximo ano o que implicará aos profissionais de marketing estudarem formas de o alcançar. Por exemplo, como as pesquisas por voz tendem a ser mais longas do que as pesquisas escritas, será necessário:

Além disso, em 2019, 40% das respostas do Google para pesquisas em dispositivos móveis foram os snippets em destaque (featured snippets). Portanto, também terá que adicionar o schema mark-up code ao seu site para melhorar os resultados da pesquisa por voz.

    5. O SEO local deve-se tornar uma prioridade.

Enquanto que 72% das pesquisas locais do Google resultaram numa visita a uma loja, cerca de 56% das empresas locais não têm um perfil do Google My Business. As listagens de negócios do Bing apresentaram números ainda mais chocantes, com 82% das empresas locais sem perfil de negócios.

Ter um perfil da empresa numa plataforma como a Google e a Bing melhorará a sua posição no ranking da página de resultados (SERP). A Google, por exemplo, está a melhorar a sua plataforma para pesquisas zero clique ao disponibilizar as informações mais relevantes na SERP.

Para contextualizar, quando um usuário faz uma pesquisa e as informações relevantes para ele são apresentadas no SERP, se ele terminar a sua pesquisa ali é chamada de pesquisa zero clique. Portanto, não ter um perfil de empresa ou ter um perfil desatualizado, colocá-lo-á em desvantagem.

Este ano, o Google My Business fez várias atualizações para ajudar as empresas durante a pandemia. Desde novos atributos de saúde e segurança, configuração de mais horas, atributos de serviço, como chamadas por vídeo e atributos de entrega e assim por diante. Além disso, ficou mais fácil atualizar o seu Google My Business.

Há que notar que, para 2021, precisa ter um perfil de Google My Business completo e atualizado, mas também ter em mente que as pesquisas locais são afetadas por outros indicadores, como o uso de palavras-chave locais, usando dados completos da empresa (endereço, número de telefone, categoria e atributos), uso de fotos, comentários positivos, respostas a comentários e as palavras-chave usadas nelas.

 

Para uma PME se manter atualizada e implementar estratégias de SEO, poderá ser demasiado complicado. O SEO depende do tempo e de uma aprendizagem constante pois só isso irá garantir que os esforços se transformarão em resultados.

A nossa prioridade na Link37 é estar sempre atualizados e implementar as melhores estratégias para dar visibilidade online dos nossos clientes. Marque uma reunião connosco e descubra como é que podemos melhorar o seu ranking nos motores de busca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *