Inbound ou Outbound Marketing: Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

O objetivo de todos os marketers é atingir o público certo com estratégias de marketing.

Procura um cliente preste a comprar, ou aquele que ainda nem sabe o que quer?

A resposta a esta pergunta é a diferença entre marketing inbound e marketing outbound. As duas estratégias são boas quando utilizadas em momentos diferentes e muitas vezes até em combinação.

Enquanto que no outbound vamos à procura dos clientes, transmitindo ativamente a nossa mensagem, no inbound utilizam-se ferramentas de marketing para atrair os clientes até si.

Em outras palavras, o inbound marketing está desenhado para as pessoas que já estão à procura de uma solução ou produto e mostra a mensagem apenas a quem está interessado ou poderá vir a estar interessado no seu produto ou serviço, o outbound marketing atinge todas as pessoas que podem estar ou vir a estar interessados, mostrando a mesma mensagem a todos.

Uma combinação de ambas as estratégias de marketing pode ser a chave para ver os resultados a crescer tanto a curto como a longo prazo.

Tabela de conteúdo:

  1. O que é o Outbound Marketing?
  2. O que é o Inbound Marketing? 
  3. Inbound Marketing e Outbound Marketing: Quais são as principais diferenças?
  4. Quais são os problemas com o Outbound Marketing?
  5. Por que o inbound marketing pode ser uma escolha melhor?
  6. Como pode promover o seu conteúdo?

    1. O que é o Outbound Marketing?

O Outbound Marketing está alinhado como as estratégias de marketing tradicional: encontrar clientes sem saber se realmente estão interessados no seu produto ou serviço. Com o outbound marketing, está a transmitir a sua mensagem para todos, estando ou não interessados. É por isso que o outbound marketing também é chamado de “marketing de interrupção”. Exemplos de canais de outbound são: rádio, TV, jornal, revistas, e-mail, anúncios nas redes sociais ou cold calling.

Outbound marketing link37

   2. O que é o Inbound Marketing?

Em vez de enviar mensagens gerais para um público misto, que pode não estar interessado no seu produto ou serviço, com o Inbound Marketing poderá atrair os clientes com o maior potencial de converter. Esta estratégia de marketing permite que estes clientes encontrem a sua marca ao oferecer conteúdo valioso alinhado com as suas necessidades e ao responder às perguntas que procuram.

   3. Inbound Marketing e Outbound Marketing: Quais são as principais diferenças?

Nas suas formas mais básicas, o outbound marketing usa táticas push, enquanto o inbound marketing usa táticas de pull. No geral, as duas estratégias diferem no:

  • Envolvimento do público;
  • Posicionamento da marca;
  • Mensagens;
  • Dados e distribuição.

   4. Quais são os problemas com o Outbound Marketing?

É uma comunicação unilateral em que a mensagem é geral e foca-se apenas no produto e nos motivos pelos quais as pessoas deveriam comprar. O maior problema desta técnica é que poderá não ser relevante para as necessidades dos clientes e não distingue eficazmente em que fase do funil de compra se encontra cada pessoa.

Vivemos numa sociedade rica em informação, onde as empresas lutam constantemente pela nossa atenção. É por isso que os consumidores desenvolveram um comportamento automático de “evitar” essa sobrecarga de informação que diminui a possibilidade de a mensagem de uma empresa ser vista. Existem muitas estratégias para melhorar a visibilidade e entrega, escolhendo o local, a forma e o conteúdo de uma maneira mais atraente e envolvente.

   5. Por que o inbound marketing pode ser uma escolha melhor?

Enquanto o outbound procura clientes, o inbound concentra-se na visibilidade de modo a que o seu público-alvo chegue até si.

A metodologia de inbound marketing implica a criação de conteúdo que o seu público realmente deseja ver, como um artigo de blog, infográficos, boletins informativos por e-mail ou publicações em redes sociais. O objetivo principal é fazer com que os leitores interajam com o seu conteúdo, lendo e partilhando-o. Isto permitirá construir confiança e criará uma impressão positiva da sua marca, o que pode ajudar numa decisão de compra no futuro.

Inbound marketing content link37

   6. Como pode promover o seu conteúdo?

Além da criação de conteúdo, outra parte crucial do inbound é o marketing de motores de busca (SEM). Depois de criar um conteúdo ótimo para os seus potenciais clientes, precisa ter a certeza de que eles são capazes de o encontrar. Ao implementar estratégias de otimização de motores de busca (SEO), melhorará o desempenho do seu site e, consequentemente, terá uma classificação mais elevada nas páginas de resultados do motores de busca (SERP).

Para aumentar a sua visibilidade, especialmente no início, o conteúdo ou quaisquer páginas de destino podem ser promovidos por meio de anúncios nos motores de busca (SEA), como Google Ads ou Bing Ads. Num leilão em tempo real, poderá apostar numa palavra-chave preferida, para poder obter uma classificação elevada nas páginas de resultados e pagar por cliques (PPC).

Resumindo, o inbound marketing deseja atrair pessoas na esperança de as converter em clientes que adquirirão os seus produtos ou serviços e, idealmente, que se tornarão em embaixadores da sua marca.

 

In order to attract people, first you have to study their problems, find a solution and write about it. For that it its recommended to create buyer persona, to have a clear understanding about who your audience is and whom you want to attract. There are several means, tools and strategies in inbound marketing. In our next articles we will see them in detail, however we point them out:

Desde atrair o seu público-alvo com um conteúdo valioso, fazê-lo visitar o seu site, até deixá-lo idealmente se tornar um embaixador da sua marca, com estas ferramentas irá guiar e acompanhar os seus clientes desde o primeiro passo, que é o conhecimento da marca, à fase da consideração, até a fase de decisão de compra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *