Como planear a grelha do feed do Instagram da sua marca

Uma boa estratégia no Instagram não se limita apenas a encontrar os melhores horários para publicar umas fotografias e vídeos, ou estar 24 horas atento aos teus concorrentes. O que muitas empresas e content creators (criadores de conteúdo) esquecem é que o Instagram é uma app puramente visual. Assim como o Twitter tem tweets e o YouTube tem vídeos, o Instagram foca-se naestética visual.

Quando o Instagram começou, não se chamava Instagram, mas sim Burbn. A ideia era ter uma plataforma onde os entusiastas do whisky pudessem fazer o check-in em localizações, publicar planos para check-ins e encontros com amigos, e partilhar fotos desses encontros. Essa funcionalidade de partilha de fotos foi o que tornou a app tão única. Depois de garantir o financiamento, os fundadores decidiram-se concentrar nessa funcionalidade como variável diferenciadora. A Burbn, mais tarde tornou-se na app que todos conhecemos atualmente, o Instagram.

instagram grid social media marketing link37

Uma das propostas de maior valor do Instagram para as empresas é a capacidade de fundamentar a estética da sua marca, de ser criativo e contar a sua história de forma visual e atraente para o seu público-alvo. Para isso, a grelha do seu feed do Instagram deve ser usada a seu favor. A maioria das marcas pensa no conteúdo como publicações individuais no Instagram, mas elas podem fornecer mais valor se se pensasse no panorama geral. Uma grelha bem planeada ajuda a organizar o seu feed e entrega a mensagem da sua marca nos primeiros segundos após o cliente entrar na sua conta bem como serve de portfólio.

Enquanto ninguém é obrigado a exibir uma variedade perfeita de fotos em filtro pastel, há muitas maneiras de planear a estética do Instagram sem parecer… uma confusão.

  1. Antes de planear o visual, pergunte-se primeiro:
  2. Todos deverão planear a grelha do feed do Instagram?
  3. O que o planeamento da grelha não pode ser:
  4. Dicas úteis para começar a planear a grelha do seu Instagram
  5. Exemplos de tipos de grelha que poderá usar

Antes de planear o visual, pergunte-se primeiro:

  • Quais são os seus objetivos de marketing nas redes sociais

Por que é importante? Bem, grids diferentes produzem reações diferentes e transmitem mensagens diferentes. Uma marca de moda não transmite a mesma experiência de um jornal. Da mesma forma, não se deve confundir objetivos de conversão com objetivos de reconhecimento.

  • Quem são o seu público-alvo?

Já deve saber isto, mas é bom relembrar “para quem estamos a criar o conteúdo?”. Dessa forma, a sua produção de conteúdo deverá ter em conta os gostos do seu público. Por exemplo, uma conta de self-care poderá beneficiar de um tipo de grelha de “Xadrez”, onde pode misturar citações e imagens. Por outro lado, uma marca de moda pode beneficiar de grelhas do tipo “puzzle”, onde pode contar histórias por meio de imagens.

(Imagens:@selfcareisforeveryone and @antonio_handmadestory)

  • Que tipo de conteúdo quer fazer?

No final do dia, deve fazer o que é confortável para si e o que melhor representa a sua marca. Tenha em consideração as suas capacidades de produção criativa, ferramentas, recursos e orçamento. Pergunte a si mesmo se deseja publicar todos os dias ou uma vez por semana, mas várias vezes ao dia. Este tipo de decisão é importante porque grelhas como o “puzzle” irão exigir uma consistência de 3 a 6 ou 9 publicações de uma só vez. A razão é que esse layout do Instagram tem uma estética de continuidade, desta forma espalhar as publicações ao longo da semana fará com que a sua grelha pareça uma confusão.

Todos deverão planear a grelha do feed do Instagram?

Não. Como mencionámos anteriormente, o planeamento da grelha segue uma estratégia para o Instagram e, dependendo da sua indústria e dos seus objetivos, esta grelha complementará a sua marca. Existem marcas que seguem um plano rígido e mudam a grelha de acordo com novas campanhas, e há marcas que não seguem planos.

O que o planeamento da grelha não pode ser

  • Uma limitação para a produção de conteúdo. Uma boa grelha do feed do Instagram deverá mostrar flexibilidade em diferentes tipos de conteúdo ao mesmo tempo que tem uma aparência refinada.
  • Uma solução única para todos. Não é preciso ter uma grelha excessivamente coordenada com todas as fotos sob um tipo de filtro, ou colocar citações na linha do meio, ou seguir um plano de grelha padrão. O planeamento da grelha é, em última análise, fazer com que o seu feed pareça bonito de uma forma que aprimore a sua mensagem. Tome como exemplo a grelha abaixo: qual é a mensagem da Starbucks? Embora existam diferentes tipos de conteúdo, as cores e os gráficos foram escolhidos atentamente para mostrar a chegada do outono (com o verde e o laranja como cores predominantes) e mais tarde, todas as publicações começaram a girar em torno do Natal (com o verde e o vermelho como cores predominantes). Até as fotos foram cuidadosamente selecionadas para encaixar os temas da grelha: uma mulher vestida com um casaco castanho para a grelha de outono, e para o Natal há duas pessoas (e um cão) vestidas com verde e vermelho.

Dicas úteis para começar a planear a grelha do seu Instagram:

1. Use uma app de planeamento visual.

É muito mais eficiente usar uma app ou site para planear visualmente o feed do que um simples PowerPoint. Porquê? Porque o Instagram tem as suas próprias medidas. A aparência das imagens no seu feed respeita a regra de tamanho 1:1 (1080×1080). Logo, o que acontece quando as suas imagens ou vídeos são do tamanho 4:5 (1080×1350) ou 1,91:1 (1080×608)? Eles serão centralizados automaticamente e o Instagram mostrará uma parte da imagem que será o quadrado 1:1 a partir do centro.

Aqui estão alguns sites e apps incríveis para ajudá-lo a visualizar a sua grelha antes de publicar:

    • Canva: O Canva é provavelmente o herói de todos os content creators e profissionais de marketing que fazem o seu próprio conteúdo. É uma plataforma de criação de conteúdo gratuita que o ajuda a fazer as publicações mais incríveis com zero de experiência em design. Mas podemos retirar mais benefícios usando o Canva. Poderá criar um template com 9-12 quadrados onde pode simplesmente arrastar e soltar imagens. Sim, é assim tão simples! Use o seu template quantas vezes quiser para visualizar e planear a sua grelha ao longo do ano.
    • Later: Later, é uma aplicação popular utilizada por content creators e profissionais de marketing para programar automaticamente as publicações nas redes sociais. No plano gratuito está disponível a funcionalidade de programação visual do Instagram. É uma ferramenta muito fácil que permite arrastar e soltar fotos onde quiser na sua grelha.
  •  
    • The Preview App: A Preview App também lhe permite, no plano gratuito, visualizar o seu feed antes de publicar conteúdo. Não há limite de quantas publicações pode planear visualmente. Uma outra funcionalidade muito interessante da app é que pode aplicar um pacote de filtros a todas as fotos ao mesmo tempo, mantendo assim a coerência visual do seu feed.
    • Plann: Assim como os anteriores, o Plann também lhe permite que planeie sua grelha visualmente. E além disso, poderá conectar a sua conta do Canva à conta do Plann para poder arrastar e soltar os seus designs na sua grelha.

 

2. Encontre um tema e crie um moodboard

O seu tema deve corresponder ao seu brand book. Se ainda não o fez, comece por definir como deseja que a sua marca seja vista. Crie um brand book destacando as cores, elementos visuais, tipo de letra, etc. Em seguida, use o Pinterest, e outras contas do Instagram, ou plataformas semelhantes, para procurar conteúdo adequado ao seu tema. Veja o que está a ser feito e guarde as imagens como inspiração para as suas publicações futuras. No Pinterest, poderá também encontrar muitas grelhas do Instagram para se inspirar.

 

3. Escolha as suas três principais contas para se inspirar

Existem 3,8 bilhões de utilizadores de redes sociais e o número médio de contas/perfis por pessoa é 8,6. Não há necessidade de competição constante. Aprenda com outras contas excelentes e use-as como inspiração para a sua conta. Ao escolher três contas principais, certifique-se que estas têm estéticas diferentes para que possa tomar notas de como jogam com o design.

 

4. Use uma ferramenta de edição

É fundamental escolher uma ferramenta de edição e existem muitas que são mesmo boas e acessíveis. O mais popular é o Lightroom da Adobe, que já vem com um conjunto de filtros predefinidos para serem utilizados em diferentes temas. Poderá também criar o seu próprio filtro e guardá-lo na sua conta para usar em publicações futuras. Entre outras apps as mais populares são:

 

5. Misture e combine!

Torne o seu feed interessante ao misturar diferentes conteúdos e elementos gráficos, por exemplo:

    • Fotos de pessoas e fotos de objetos/paisagens.
    • Fotos com algum barulho visual e fotos simples de detalhes
    • Tipo de letra diferente em cada publicação e publicações com elementos gráficos.

Exemplos de grelhas que poderá usar

  • Definir o tom com um esquema de cores ou filtro

As influencers Sam Uchiro e Onyi Moss mantêm as suas grelhas consistentes com um esquema de cores e matiz para as suas fotos. Podemos deduzir facilmente a identidade da sua marca ao primeiro olhar.

  • Tom único

A conta @self.practice segue um tipo de filtro monótono em toda a grelha como a sua estética.

  • Xadrez

A grelha xadrez chama a atenção instantaneamente. A conta @selfcareisforeveryone usa a grelha xadrez sempre entrelaçando com imagens de fundo branco. Por outro lado, a @alishylishy usa fundo rosa como cor principal da sua grelha xadrez.

  • Puzzle

As grelhas tipo puzzle são ótimas para as marcas que dependem fortemente da sua identidade visual, narrativa ou campanhas com grande impacto visual. No entanto, é uma estratégia complicada de aplicar. Para tirar o máximo proveito dessa estratégia, as publicações precisam ser programadas em grupos de 3-6-9 ao mesmo tempo. Desta forma, não correrá o risco de ter uma grelha disfuncional. A @matilda_finn faz um ótimo trabalho com este tipo de grelha ao demonstrar a sua fotografia.

  • Row-by-Row (fila-por-fila)

@portugal_manual e @mintcontent_apresentam duas estratégias fila-por-fila diferentes. A conta @portugal_manual apresenta produtos de pequenas empresas numa abordagem muito eficiente e apelativa. Aqui, cada produto ganha uma fila horizontal para mostrar detalhes diferentes em ambientes diferentes e, portanto, transformando essa conta num portfólio. Já para @mintcontent_, eles usam uma estratégia de fila vertical, onde cada publicação que fica no meio da grelha é uma dica ou uma citação.

  • Gradiente ou Arco-íris

Este é provavelmente o tipo de grelha mais complexo. Um exemplo muito curioso da grelha gradiente/arco-íris é de @sarah_peretz, onde ela magistralmente criou uma bela grelha desbotada em cores diferentes. Na sua maioria são os influencers na área de fotografia como a Sarah que utilizam este tipo de planeamento, contudo não é algo impossível para as marcas fazerem. Algumas marcas podem fazer de outra forma, como por exemplo, atribuir cores de fundo diferentes, ou cores principais, a cada mês ou estação. A marca de planeamento de marketing de redes sociais @planoly segue esta regra.

  • O Quadro

Esta é uma maneira muito comum e fácil de deixar o seu feed com uma aparência cuidada Pode optar por bordas brancas e combinar tamanhos diferentes, como @lady.austin, ou criar as suas próprias bordas como @artforlight e @michaelmessineo. A @artforlight manteve o seu layout Instagram consistente com um tipo de borda e imagens centralizadas para destacar. O @michaelmessineo brincou com gradientes e diferentes elementos gráficos com uma estratégia puzzle nas bordas.

  • O Storyteller

Estas são as grelhas que combinam estratégias para contar uma história. Um bom exemplo é a @antonio_handmadestory, marca de moda portuguesa que comercializa malas e carteiras feitas à mão. Este é um exemplo magistral de como alguém pode brincar com a sua grelha e torná-la interessante. Existem instâncias de estratégias puzzle, fila-por-fila, o quadro e definindo o tom com um filtro.

Se precisar de ajuda profissional para criar uma ótima estratégia de Instagram para a sua marca, entre em contacto connosco no Link37. Somos uma agência especializada em vários serviços de marketing digital, incluindo marketing das redes sociais. Marque uma reunião connosco para saber como iremos melhorar a sua presença nas várias plataformas sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *