Como funciona o email marketing?

how does email marketing work link37

Como estratégia de marketing digital, o email marketing (marketing por email) é a forma mais direta e eficaz de se ligar com os seus leads, nutrindo-os e transformando-os em clientes fiéis. As mensagens no email marketing variam entre conteúdo comercial, educativo e informativo, mas a personalização é a chave para o seu sucesso.

Em comparação com outros canais de marketing, o email marketing custa muito pouco e o retorno do investimento é dos mais promissores. Leia mais no nosso artigo “4 melhores estratégias de marketing digital ROI!”.

  1. Construa e expanda a sua lista de e-mail
  2. Use uma ferramenta de email marketing
  3. Segmente a sua lista de e-mail
  4. Escolha o conteúdo certo
  5. Utilize as funcionalidades de automação
  6. Limpe a sua lista de e-mail para melhorar as taxas de abertura de e-mail

O email marketing é mais do que apenas enviar vários emails para os clientes atuais e potenciais clientes. Como parte do marketing direto, este é o processo de envio de emails personalizados na hora certa e para a pessoa certa. O email marketing pode ser usado para fornecer informações importantes, melhorar a lealdade à marca e aumentar as vendas, o que o torna uma parte importante do canal de vendas.

O email marketing é benéfico porque é rápido, eficiente e tem custos baixos. Uma estratégia de marketing por e-mail bem-sucedida permitirá que alcance os seus clientes e os potenciais clientes, lembrando-os do valor ou benefícios que podem obter com a sua marca. Aqui estão incluídos informação de produto, serviços, publicações de blog ou outro conteúdo relevante para o seu público. Leia mais sobre os benefícios do email marketing no nosso artigo “7 razões para apostar no email marketing”.

Quer saber como começar? Não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo! O email marketing tem algumas etapas e tarefas essenciais que devem ser consideradas. Veja como começar:

build and grow email list link37

Começar com campanhas de email marketing requer uma condição necessária que é ter uma lista de assinantes ativos. Para aumentar a sua lista de e-mail, precisa de atrair pessoas com uma oferta chamativa chamada “lead magnet”. Um lead magnet é algo valioso que oferecerá gratuitamente em troca de um endereço de e-mail, como por exemplo, modelos, e-books, white papers, estudos de caso, dicas ou recursos, cupões, entre outros. A lista é longa e não tem que custar nada.

Além de oferecer incentivos quando publica conteúdo no seu site, considere também ter um botão de inscrição, à sua lista de emails, nos lugares certos no seu site para facilitar a inscrição.

Em alguns casos, as listas de e-mail são grandes e o envio de e-mails personalizados torna-se cada vez mais difícil. Um software de email marketing pode ajudá-lo a automatizar e controlar as suas campanhas de marketing por email. Existem muitas plataformas grátis que pode usar ou com uma subscrição paga, dependendo do tipo de funcionalidade da sua preferência:

As melhores plataformas grátis são:

Dependendo do que sua empresa exigirá, pode decidir investir em pacotes totalmente pagos ou gratuitos com funcionalidades limitadas.

segmenting your email list link37

Para garantir que as suas campanhas de e-mail se dirigem às pessoas certas, é fundamental segmentar a sua lista. A segmentação é o processo de dividir os seus subscritores em grupos menores com base em critérios específicos. Estes critérios ajudá-lo-ão a alcançar a pessoa certa com a mensagem certa e no momento certo. Isto levará a uma campanha bem-sucedida com uma taxa de conversão alta e taxas de abertura de e-mail altas. Assim, está a enviar conteúdo relevante com base em dados demográficos, interesses e comportamento.

right email content link37

Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing, as etapas necessárias são definir os seus objetivos e identificar o seu público-alvo, para criar conteúdo personalizado, e enviar o e-mail certo.

Com um software de email marketing, poderá personalizar facilmente os seus emails com conteúdo dinâmico como por exemplo: inserindo o nome do subscritor, alterando as imagens e o texto de acordo com cada cliente e atributo de segmentação. Em comparação com outras formas de comunicação, o email marketing é o que lhe permite mais personalização.

Ao criar o conteúdo do seu e-mail, não se esqueça de manter o tom de voz, as cores e as outras características importantes da identidade da sua marca. Exemplos de conteúdo que pode incluir:

  • Links para artigos no seu site
  • Testemunhos de clientes
  • Informações sobre novas promoções ou vendas
  • Anúncios importantes
  • Cupões e ofertas

Pode também simplesmente lembrar os clientes que a sua marca existe, e estimular a voltar ao seu site.

A automação de e-mail é qualquer mensagem enviada automaticamente do seu provedor de serviço de e-mail como uma resposta a qualquer ação realizada pelo seu subscritor.

Os e-mails automatizados permitem que envie mensagens personalizadas e em tempo real que aumentam o envolvimento e a retenção do cliente. Também permite que acompanhe os seus clientes ou potenciais clientes, e que envie mensagens específicas do utilizador. Isto é possível devido à criação de fluxos de automação complexos e instruções condicionais nas mensagens de e-mail.

Limpar a sua lista de e-mail envolve a remoção de dados inativos e imprecisos. Pode limpar a sua listas de e-mail manualmente ou automaticamente, escolhendo um período válido, no qual considera um subscritor como inativo. Além disso, terá a hipótese de remover qualquer pessoa que tenha cancelado a inscrição da sua lista, e desta forma ter uma lista de utilizadores que ainda estão realmente interessados em receber os seus e-mails.

 

Se ainda não iniciou a sua campanha de email marketing, pode ser hora de reconsiderar a sua estratégia e incluir um dos canais de comunicação online mais eficazes. Nos dias de hoje, o email marketing é sobre enviar uma mensagem personalizada que lhe trará taxa de retorno alta e o ajudará a acompanhar os seus potenciais e atuais clientes da melhor forma. Precisa de ajuda para encontrar a estratégia certa de email marketing? Contacte-nos e iremos ajudá-lo!

Follow us on Social Media

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *