Como fazer SEO local: Um Guia Introdutório.

O SEO local é muitas vezes ignorado pelas pequenas empresas, mas é provavelmente a estratégia mais importante para ajudar o negócio a crescer. Investir no SEO Local aumentará a consciencialização da marca e impulsionará visitas a lojas físicas.

 

72% das pesquisas locais do Google originam uma visita a uma loja e cerca de 56% das empresas locais não têm uma listagem do Google My Business. O SEO local é muito importante, e a sua importância tem sido ainda mais predominante durante a pandemia global, uma vez que as viagens têm sido limitadas e as pessoas são obrigadas a comprar à volta da sua zona de residência. Em 2021, a forma como as pessoas consomem vai mudar novamente. Para conhecer algumas das tendências mais importantes do SEO para 2021, confira aqui o nosso artigo:  Irá o SEO morrer em 2021?

Ter uma listagem do negócio nas plataformas de motores de busca deve ser a primeira preocupação de todas as empresas e é a coisa mais fácil de fazer. Se ainda não reivindicou o seu negócio no Google, Bing ou em qualquer outra plataforma de motor de busca, deve fazê-lo agora.

Se tiver dúvidas sobre este tema, continue a ler este artigo. Aqui, vamos explicar da melhor forma, e a mais simples, como o SEO local funciona, especificamente no Google. Depois falaremos sobre como aumentar a presença do seu negócio na internet para conduzir visitas à sua loja física.

 

Tabela de Conteúdos:

  1. O que é o SEO local?
  2. Como funciona o SEO local e como pode fazê-lo.

    O que é SEO local?

O SEO local é um daqueles termos de que a maioria das pessoas pode não ter ouvido falar, mas que, com certeza, interagiu com ele. Se é um ávido utilizador da internet para procurar coisas à sua volta, pode ter-se deparado com resultados que foram alimentados pelo SEO local.

Para colocar em palavras mais simples, dar-lhe-emos um exemplo:

O João vai à baixa para se encontrar com os amigos para jantar. No entanto, não conseguiram decidir onde comer, mas todos concordam que deveria ser comida italiana. Quando o João encontra os amigos, tira o telemóvel do bolso e começa a escrever no Google “Comida Italiana” ou “Restaurantes italianos nas proximidades”. Assim que pressiona a “busca”, encontra vários restaurantes italianos na zona onde se encontra.

Este é o SEO local. O SEO local é um grupo de várias estratégias diferentes que visam impulsionar a consciencialização, o tráfego, os leads e as vendas para um negócio local. Com o SEO local, as empresas podem aumentar as visitas às suas lojas físicas.

Como nota final, não nos esqueçamos que o SEO local não se trata apenas de ter uma conta no Google My Business (GMB). O SEO local é apenas SEO. É um ramo da estratégia geral que é a otimização do motor de busca e, neste caso, com um foco local. Por isso, dependendo da empresa, uma estratégia completa do SEO deve incluir a estratégia local.

    Como funciona o SEO local e como pode fazê-lo:

Tal como o SEO geral, o SEO local trabalha com um grupo fatores únicos que afetam o ranking do seu negócio na página de resultados do motor de busca (SERP). Entre outros fatores, pode aparecer nos rankings de pesquisa local ao incluir palavras-chave relevantes, localização, links, conteúdos, melhorando o SEO técnico e on-page, e autoridade do site. Aqui, o que é importante reter é que tudo – palavras-chave, links e conteúdo – deve ter um foco local.

Como diz o Google, o seu ranking local é determinado por:

    1. Relevância – O seu negócio corresponde ao que a pessoa procura? É aqui que todo o trabalho no seu SEO compensa.
    2. Distância – Quão longe está a pessoa da localização da sua loja? É por isso que deve ter uma listagem em diretórios como o GMB O seu site deve ter palavras-chave locais e a sua localização.
    3. Destaque (Proeminência) – Quantas vezes é que o seu negócio é falado? Aqui conta a magnitude da sua presença online e o link building torna-se importante.

   1. Faça a conta do seu negócio no Google My Business.

Sim, adicionar o seu negócio no Google é um grande passo, mas não é suficiente. A página deve ser verificada, completa com todas as informações sobre o seu negócio e utilizando as palavras-chave locais relevantes na descrição.

O nome do negócio, endereço físico, número de telefone, horário de trabalho, categorias e atributos devem estar atualizados e corresponder ao seu website para que o Google saiba que é legítimo.

como fazer seo local google my business examplo legasea link37 digital marketing agencia

Veja este alojamento local em Cascais, Legasea, por exemplo. A sua listagem é um bom exemplo de perfil GMB bem utilizado, com informações de negócios completas, categorias e atributos.

As categorias de negócios ajudam a Google a classificar o seu negócio para que quando alguém pesquisa, digamos, “hotéis perto de mim” o seu hotel passe ser visto na página de resultados.

Uma dica promissora é ser específico com a sua categoria. Por exemplo: se tem um restaurante italiano em vez de usar apenas “Restaurante” como categoria, use “restaurante italiano” ou “Pizzaria” (se vender principalmente pizza).

Em alternativa, os atributos fornecem informações detalhadas sobre o seu serviço, por exemplo, opções de serviço, comodidades e opções de acessibilidade. Os atributos estão em constante atualização pelo Google à medida que o comportamento dos consumidores muda. Por exemplo, durante esta pandemia, a Google adicionou atributos específicos para lidar com a situação, como “Entrega sem contacto”.

 

Exemplo das opções de serviço:

    • Takeaway
    • Almoço
    • Comer no local
    • Entrega
    • Entrega sem contacto

 

Exemplo de facilidades:

    • Indicado para crianças.
    • Restaurante
    • Casa de banho pública

 

Exemplo das opções de acessibilidade:

    • Com estacionamento acessível a cadeiras de rodas
    • Elevador acessível a cadeiras de rodas
    • Entrada acessível a cadeiras de rodas
    • WC público acessível a cadeiras de rodas

   2. Convidar críticas e avaliações de clientes e responder a perguntas

Como mencionado anteriormente, o algoritmo da Google recompensa pontos de destaque. Uma parte dos pontos de destaque provém do reconhecimento que o negócio obteve, e os comentários e avaliações dos clientes representam isso. 

Para melhorar o seu ranking nos motores de busca, tem de ter um bom número de críticas, de preferência positivas, e classificações muito boas. O uso de palavras-chave nessas avaliações também ajudará a aumentar o seu ranking.

Dica: Não se esqueça de lembrar os seus clientes antes de saírem da loja, para fornecer uma crítica e uma classificação no google. Outras formas seriam incluir este pedido numa newsletter ou nas redes sociais.

como fazer seo local google my business criticas legasea link37 digital marketing agencia

Esta estratégia não é exclusiva às avaliações do GMB. As avaliações no seu website e em outros sites de avaliações são igualmente importantes para ajudar o seu negócio a classificar-se nas páginas de resultados. Além disso, pode ligar as avaliações nesses sites à sua listagem no GMB.

Tal como o SEO geral, o link building é muito importante para o SEO local. Link building é, resumidamente, a estratégia de fazer com que outros sites referenciem o seu site.

Porque é que isto é importante? Um dos principais fatores de classificação de pesquisa local no Google é a qualidade do conteúdo. O Google mede isso procurando sites que são citados por outros sites proeminentes. Se o seu website é digno de citação em muitos sites, isso significa que o conteúdo que fornece é bom e de confiança. Portanto, a construção de ligações é outra forma de melhorar os seus pontos de destaque para os rankings locais de SEO.

Tenha em mente que isso é verdade desde que os seus links tenham sido naturalmente adquiridos, ou adicionados a websites com propósito e não que sejam spam. Além disso, não compre ou troque links, porque diminuem a qualidade dos links e a classificação no Google. Os links mais relevantes são de websites dentro da sua indústria ou artigos que se relacionam com o seu negócio.

 

Aqui estão algumas formas de construir os seus links:

  1. Diretórios

Adicionar o seu negócio a um diretório é uma ótima maneira de começar a construir links e dar a conhecer o seu negócio. No entanto, não pode ser qualquer diretório. Construir ligações em diretórios de baixa qualidade irá prejudicar o seu ranking.

Encontre diretórios de confiança que giram em torno do seu segmento de negócio e indústria. Por exemplo, se tem um restaurante ou um café, é bom começar com sites de avaliações como o Yelp, Zomato e Trip Advisor. Na indústria hoteleira existe o Booking.com, Trip Advisor, Expedia, Hostels.com, entre outros. Para as empresas em geral, construir uma conta no GMB, nas Páginas Amarelas e no diretório da Câmara de Comércio também é um bom começo.

 

  1. Redes sociais

Ter uma página nas redes sociais é uma obrigação para qualquer negócio. Crie conta no Facebook, Instagram, Twitter e outras plataformas de redes sociais que ressoem com o seu negócio, por exemplo, Pinterest para design de interiores, LinkedIn para consultores ou Reddit para negócios relacionados com jogos. 

É extremamente importante que adicione informações completas sobre o seu negócio para aumentar a relevância da sua página.

 

  1. Notícias e artigos

Obter links de artigos relevantes e meios de comunicação local reconhecidos é a melhor maneira do Google saber que a sua página é importante para a consulta de um indivíduo na sua plataforma. Por isso, terá de fazer com que as pessoas falem sobre o teu negócio. Pode fazê-lo exibindo trabalhos incríveis, mostrando experiência na sua área, hospedando eventos, envolvendo-se com a sua comunidade, tendo patrocínios, etc.

 

    4. Adicione fotos, vídeos e ficheiros áudio.

Adicione fotos e vídeos sobre o seu negócio, os produtos que vende, o seu serviço e a sua loja.

O Google está a trabalhar a sua plataforma para fazer pesquisas de zero-cliques. O que isto essencialmente significa é que quando alguém escreve algo no Google, o motor de busca tenta mostrar toda a informação na primeira página. Estes podem ser apresentados em snippets de destaque (featured snippets), imagens, vídeos ou a sua página do GMB.

As imagens e vídeos também estão classificados no Google, e ao adicioná-los ao seu website e à sua conta GMB, o seu ranking melhorará significativamente.

how local seo works como-fazer seo local featured snippets link37 agencia de marketing digital

As imagens e vídeos também estão classificados no Google, e ao adicioná-los ao seu website e à sua conta GMB, o seu ranking melhorará significativamente.

Além disso, adicioná-los à sua conta GMB dará aos seus clientes uma boa visão do que vende e, portanto, aumentará as hipóteses de receber visitas na sua localização física.

Embora este seja apenas um guia introdutório, esta informação pode ser esmagadora para se aprender logo. Há muito trabalho para planear e executar uma boa estratégia local de SEO que consiga cobrir tudo.

Isto é o que fazemos melhor na Link37! Ajudamos os nossos clientes a desenhar um plano de marketing digital completo para aumentar a sua presença online. Marque uma reunião connosco para começarmos a planear a sua estratégia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *