Como Aumentar o CTR do Google AdWords? 7 dicas incríveis!

how to increase google adwords ctr

Ao começar as campanhas do Google AdWords (agora referido como Google Ads), pode pensar que é só encontrar algumas palavras-chave, criar os seus anúncios e o Google faz o resto por si. Infelizmente, é preciso muito mais para realizar uma campanha bem-sucedida do Google Ads e para melhorar a sua taxa de cliques (CTR) do Google Ads.

Mas por que a CTR é tão importante?

CTR é uma métrica de desempenho que expressa o número de vezes que um anúncio é clicado em relação ao número de vezes que foi visto. Está a ser usado para indicar a performance de uma cópia de anúncio. Melhorar o seu CTR é uma das formas mais rápidas de aumentar as conversões e, posteriormente, gerar mais vendas.

Neste artigo vamos analisar 7 formas de aumentar o tráfego do Google Ads melhorando o seu CTR.

Tabela de conteúdos:

  1. Melhore a sua pontuação de qualidade (Quality Score)
  2. Use extensões de anúncios
  3. Crie diferentes grupos de anúncios
  4. Escreva copy de anúncios apelativos
  5. Teste diferentes copy de anúncios
  6. Utilize estratégias inteligentes de licitação
  7. Use o remarketing público

A Pontuação de Qualidade (Quality Score) é uma medida que mostra o quão relevante são os seus anúncios, palavras-chave e landing page para uma pessoa que vê o seu anúncio. É uma métrica do Google Ads que dá a cada palavra-chave uma pontuação de qualidade de 0 a 10.

Os anúncios com uma Pontuação de Qualidade mais alta recebem um ranking mais elevado e tem custos mais baixos para o anunciante. A Google prevê a probabilidade de alguém clicar no seu anúncio e avalia a experiência que o utilizador terá depois de clicar no link e aterrar na sua página web.

Estes são os três fatores que afetam a sua pontuação:

  • Taxa de Clique Esperada (CTR): Qual é a probabilidade de alguém clicar no seu anúncio com base no seu desempenho no passado?
  • Relevância do anúncio: O anúncio responde à intenção de pesquisa dos utilizadores?
  •  Experiência da página de aterragem: Depois de clicar no anúncio, o utilizador encontra as informações certas na página de aterragem de acordo com o que foi indicado no copy do anúncio?

Para melhorar a sua pontuação de qualidade existem vários fatores que devem ser tomados em consideração. Ao começar a olhar para os três fatores acima mencionados, tanto numa visão individual como geral, otimizar o seu copy de anúncios utilizando na headline e descrição palavras-chave direcionadas (quanto mais específico melhor) é um grande começo.

Juntamente com os seus copy nos anúncios, o Google dá-lhe a oportunidade de expandir o seu anúncio com informações adicionais, tornando o seu anúncio mais visível e dando às pessoas mais razões para clicar nele. É importante que utilize todas as extensões relevantes para os seus objetivos de negócio.

Aqui estão algumas das extensões de anúncios mais usadas:

  • Extensões de anúncios do Sitelink: Possibilite a ligação direta a páginas específicas do seu website, como a página sobre nós ou a página da loja.
  • Extensões de texto destacado: Isto dá-lhe a oportunidade de adicionar texto adicional ao seu anúncio, como “30 dias de garantia de devolução de dinheiro” ou “2 anos de garantia”
  • Extensão de preço: Rotule os seus produtos com os seus preços, para que os utilizadores possam ver as suas ofertas a partir do seu anúncio.
  • Extensão de Lead: Use esta extensão, para que as pessoas se inscrevam na sua newsletter a partir do seu anúncio.

Existem uma variedade de outras extensões de anúncios oferecidas pelo Google Ads. Pode decidir se irá usá-los para ajudá-lo a alcançar os seus objetivos de negócio.

google adwords extensões de anúncios link37

No momento em que finalizou a sua pesquisa de palavras-chave, pode ter reparado em palavras-chave que refletem diferentes intenções e necessidades de pesquisa dos utilizadores, bem como a sua fase atual no funil de vendas. Aqui é onde o uso de diferentes grupos de anúncios se torna importante.

Adicionar várias palavras-chave num grupo de anúncios tem impacto na relação entre o copy do anúncio e a palavra-chave. Se os grupos de anúncios tiverem até 20 palavras-chave, o nosso copy de anúncios não irá mais responder ao pedido de pesquisa dos utilizadores. O resultado final é que a sua pontuação de qualidade e CTR serão afetados de forma negativa, uma vez que os seus anúncios não cumpriram a exigência de serem relevantes.

Em vez disso, esteja ciente de agrupar apenas as palavras-chave que são variantes próximas umas das outras, a fim de criar copy de anúncios, incluindo a palavra-chave-alvo pelo menos duas vezes.

Ao escrever os seus copy de anúncios, é importante pensar na experiência que o seu visitante irá ter desde a pergunta, à copy de anúncios, até à landing page. Se as pessoas no seu público-alvo sentirem que estão a seguir o caminho errado, vão carregar no botão para retroceder e fazer outra busca. Por isso, certifique-se de que a sua landing page responde bem ao que está a prometer nos copy dos seus anúncios.

Além disso, seja o mais específico possível e dependendo do seu produto ou serviço use a abordagem de copy que se adequa melhor ao seu negócio. Aqui está um resumo rápido dos principais tipos de abordagens para copy de anúncios:

  • Características: realçar os aspetos físicos dos produtos ou serviços.
  •  Benefícios: chamando a atenção para os resultados positivos que o visitante terá do seu produto/serviço.
  • Problema: concentre-se na questão existente para se relacionar com o problema que o visitante está a tentar resolver.
  • Solução: concentre-se na solução para o problema que o utilizador está a enfrentar.
  • Testemunhos: usar feedback real como prova do desempenho dos seus produtos.
  • Top of class: chamar atenção a qualquer prémio, classificações, etc, que o seu produto ganhou para mostrar que é o melhor.

Além disso, adicione uma chamada à ação (Call to Action) em todos os copy dos anúncios. Estamos a publicar anúncios porque queremos que o visitante tome uma ação específica, certo? Assim que entenderem o que pretende que façam (preencher um formulário, realizar uma compra, etc.) terão menos dúvidas sobre se o seu website responde à sua consulta de pesquisa.

Aqui estão alguns bons exemplos usando as abordagens de copy de anúncios acima mencionadas:

google adwords copy de anúncios link37

Uma vez que, no início, pode não saber qual o tipo de anúncio que irá funcionar melhor para o seu negócio, ao testar diferentes copy terá a oportunidade de melhorar constantemente o seu anúncio. Tente criar 2-3 copy para cada grupo de anúncios, implementando pequenas alterações de cada vez e substituindo os copy com desempenho mais baixo por novas versões de anúncios.

Outra forma de testar diferentes variações de copy é usando os anúncios de texto responsivos da Google. Pode usar mais do que apenas 3 headlines e 2 descrições e deixar o Google testar por si que combinação levará a uma maior conversão.

Escolher a licitação certa do Google Ads e implementar uma estratégia sólida para ajustar ofertas é fundamental para tornar o seu anúncio mais visível e mais propenso a ser clicado. Se não estiver à frente das suas propostas de licitação de palavra-chave, pode acabar por desperdiçar todo o seu orçamento em apenas alguns cliques.

Existem várias estratégias de licitação, para responder a diferentes tipos de negócios e os seus objetivos individuais. Se estiver focado em ganhar cliques para gerar tráfego para o seu website, poderá considerar as seguintes duas estratégias:

  • Maximize os Cliques: Uma estratégia de licitação automatizada com um orçamento diário médio, gerindo automaticamente as suas ofertas para lhe trazer o máximo de cliques possíveis.
  • Licitação manual do CPC: Como o nome já diz, esta estratégia de licitação permite-lhe gerir as suas ofertas sozinho. Pode definir diferentes propostas para diferentes palavras-chave. É importante acompanhar o desempenho das campanhas diariamente para melhorar as suas ofertas para as palavras-chave de conversão mais elevadas.

Consulte a página de ajuda do Google Ads para saber mais sobre todas as estratégias de licitação.    

Com uma campanha de remarketing, pode executar anúncios perfeitos que são personalizados para utilizadores específicos. Por exemplo, pode optar por mostrar um anúncio a um visitante que já tenha visto um produto ou serviço específico no seu website.

Pode direcionar os visitantes que já estão familiarizados com a sua marca, ou pode criar anúncios específicos para vender mais produtos aos clientes existentes. Se conhecem a sua marca, é mais provável que cliquem no teu anúncio.

 

Existem diferentes formas de melhorar o seu CTR de Anúncios do Google. Com a abordagem e estratégia certas, não poupará apenas dinheiro diminuindo os seus custos de publicidade, também aumentará a sua conversão, entregando os seus anúncios à pessoa certa. Precisa de ajuda? Agende uma reunião hoje, para discutir a melhor estratégia do Google Ads para o seu negócio!

2 thoughts on “Como Aumentar o CTR do Google AdWords? 7 dicas incríveis!

  1. Sónia says:

    Boa tarde,
    Está um artigo bastante completo sobre o Google Ads, com dicas que terei em atenção aquando da elaboração dos meus anúncios. Parabéns!
    Alerto para que onde estão mencionadas:
    “Extensões de chamada”, deveriam ser “Extensões de texto destacado”, de acordo com a descrição que se segue.
    No entanto, também poderiam estar mencionadas as extensões de chamada, que também são bastantes relevantes, para os restaurantes e marcação de consultas, por exemplo.
    A nível de outras dicas, acrescentaria as keywords negativas, para reduzir o tráfego que não é relevante para o conteúdo do anúncio.

    • Pedro Duarte Almeida says:

      Obrigado pelo comentário e por ter reparado no lapso das extensões. Quanto às negative keywords e às extensões de chamadas iremos abordar estes pontos num próximo artigo sobre local SEO e noutro artigo sobre melhoria de ROI nas campanhas de google Ads que iremos publicar em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *