Categories
Portugueses, Search Engine Optimization (S.E.O.)

O que é atualização de conteúdo útil da Google?

A atualização de conteúdo útil é uma atualização do algoritmo de classificação da Google e que traz maior foco na qualidade dos conteúdos apresentados nas pesquisas. Começou a ser lançado no dia 25 de agosto de 2022 e finalizou a 9 de setembro de 2022.

De forma a ajudar os SEOs e os sites a prepararem-se melhor para esta atualização, decidimos criar algumas diretrizes que podem ajudar os SEOs e os proprietários do site a navegarem melhor na Atualização de Conteúdos Úteis. Contundo estas são apenas previsões. À medida que a atualização continua a ser lançada, haverá mais informações sobre quais os tipos de sites onde terá mais impacto e quais as estratégias que funcionam melhor.

O algoritmo recompensa sites que criam conteúdo para visitantes e pune sites que criam conteúdo apenas criado para aparecerem primeiro nos motores de pesquisa. Os sites que criam conteúdo especificamente para os visitantes podem superar sites que criam conteúdo fortemente otimizado e orientado para o motor de busca.

O Google, é claro, sempre priorizou sites com conteúdo de alta qualidade nos resultados de pesquisa. Esta atualização simplesmente reforça o uso da qualidade do conteúdo do Google como um fator de classificação. A atualização permite distinguir entre o conteúdo que é útil para quem pesquisa e o conteúdo que não é útil.

Embora a atualização de conteúdo útil afete todos os tipos de conteúdo, ela tem um efeito maior no conteúdo de compras, educação, entretenimento e tecnologia. A atualização de conteúdo útil também é ponderada. Os sites que consistem principalmente de conteúdo inútil serão mais afetados do que os sites com apenas algumas páginas de conteúdo inútil.

O impacto da atualização de conteúdo útil

Com a atualização de conteúdo útil, a experiência do utilizador torna-se o foco principal da Google. Deverá criar conteúdo para o seu site que proporcione uma experiência positiva para quem o visita. Caso contrário, os rankings de pesquisa do seu site podem diminuir.

A atualização irá eliminar sites que criam conteúdo apenas para motores de busca. Esta tática de otimização apenas para motores de pesquisa funcionou no passado. Os sites podiam estar altamente classificados nas suas palavras-chave alvo, criando um conteúdo altamente otimizado. Mesmo se os utilizadores encontrassem uma experiência negativa, eles continuariam nas primeiras posições de pesquisa. A atualização da Google força os sites a criarem conteúdo em função dos interesses de quem os visita.

De acordo com a Google, a atualização de conteúdo útil é uma atualização em todo o site. Por outras palavras, afeta sites inteiros em vez de páginas individuais. Mesmo que tenha apenas algumas páginas com conteúdo inútil, todos os rankings de pesquisa do seu site podem ser prejudicados. Todas as páginas do seu site, incluindo as que têm conteúdo útil, podem ser classificadas como mais baixas.

Tenha em mente que a atualização de conteúdo útil está limitada aos resultados da pesquisa do Google. Isso não afeta o Google Discover, Google News, ou outras plataformas. O Google pode expandir a atualização de conteúdo útil para outras plataformas no futuro, mas atualmente apenas tem impacto na classificação dos sites nos resultados de pesquisa do Google.

Esta atualização é um aviso, não uma penalidade

A atualização útil do conteúdo consiste num novo aviso e não numa penalização. Quando o Google visita o seu site, e analisa o conteúdo do seu site determina se ele é útil ou inútil para quem os visitantes. Atualização é um sinal em todo o site que pode reduzir o ranking de busca do seu site se ele contiver conteúdo que não seja útil.

Não irá receber nenhuma notificação do Google se o seu site descer nos rankings de pesquisa devido a conteúdo inútil. O Google só envia notificações para sanções de ação manual (estas são aquelas que são realizados diretamente por um profissional da Google dos departamentos de Qualidade de Pesquisa ou Spam Web, sem intervenção do algoritmo). A atualização de conteúdo útil não é uma sanção ou penalização, portanto não envolve nenhuma notificação emitida pela Google Search Console.

Como proteger o seu site?

Que medidas pode tomar para salvaguardar o conteúdo do seu site? Como a atualização se foca qualidade do conteúdo, precisará de realizar uma auditoria ao conteúdo. Percorra o conteúdo do seu site enquanto verifica se ele é útil para quem o encontra.

Não se preocupe com densidade das palavras-chave na realização de uma auditoria de conteúdo. Muitos profissionais de SEO recomendaram anteriormente uma densidade de palavras-chave de 3% a 6%. Mas esta atualização elimina a necessidade de ter uma densidade específica de palavras-chave. Criar conteúdo com uma densidade alta de palavras-chave pode prejudicar a classificação de pesquisa do seu site.

Ao carregar as páginas do seu site, quem as visita deverá encontrar o conteúdo que os fez visitar o seu site. É comum que clique num resultado orgânica de uma pesquisa da Google na esperança de encontrar conteúdo sobre um tópico específico. Ao carregar a página, poderá encontrar conteúdo irrelevante que não responde às suas perguntas ou às suas necessidades.

Se encontrar algum conteúdo inútil no seu site, deverá removê-lo. Não tente consolidá-lo movendo-o para outra página. A Google irá detetar o conteúdo inútil na página para a qual foi movido, e poderá despromover todo o site.

O Google cita como exemplo datas de lançamento de programas de TV e filmes. Alguns sites criam conteúdo que prometem revelar as datas de lançamento ou estreia de um programa de TV ou filme. Os visitantes clicarão nos resultados da pesquisa, acreditando que como páginas indexadas contenham a data de lançamento. Contundo as páginas são simplesmente desenhadas para terem uma alta classificação em palavras-chave datas de lançamento e não revelam uma data.

Recuperar a partir da atualização

Se o seu site começou a descer nos rankings de pesquisa após atualização do conteúdo útil, deve tomar medidas para restaurá-lo. Remova conteúdo inútil do seu site e substituí-lo por conteúdo útil, conteúdo orientado para quem o visita poderá mudar o seu website para o topo dos resultados da pesquisa da Google.

Como com outras atualizações de algoritmos, não será capaz de recuperar da atualização instantaneamente. Se atualização de conteúdo útil visar o seu site, a Google colocará o seu site em “timeout”. Todo o ranking de pesquisa do seu site será afetado negativamente durante este período. De acordo com o Google, este “timeout” pode durar vários meses.

Não terá que enviar qualquer pedido de revisão do seu site. Basta remover o conteúdo inútil e esperar que o Google restaure o ranking do seu site.

Desde que crie conteúdo útil para quem o visita, não deverá temer esta atualização. Esta atualização visa melhorar a qualidade dos resultados da pesquisa no Google. Se criar conteúdo para quem o visita, a Google irá recompensar o seu site com rankings de pesquisa mais elevados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *